"À mulher brasileira que teve no fogão um companheiro de vida : mamães brancas , pretas velhas , escravas , titias gordas , empregadas domésticas , donas-de-casa , maria de muitas dores e poucas alegrias numa profissão que continua emprego , embora seja arte."{Maria Stella Libânio Christo em seu livro 'Fogão de Lenha' , 1977 }.


domingo, 29 de maio de 2011

Bolo de Chocolate com Coco sem Farinha!...







Olá!...Eu, no momento, às voltas com bolos e mais bolos!...esse por exemplo, é um bolo que pode ser saboreado com café..ou um capuccino....chás...tudo a ver com esse clima de frio que estamos atravessando...Mas também..é um bolo para ser servido como sobremesa, após almoço ou jantar,  coberto com esse creme de chocolate, um brigadeiro, só que mais mole que o de enrolar...Perfeito para qualquer ocasião!...Esse bolo 'pipoca' na net...mas não abro mão de tê-lo também no Panela...é bom demais!...Coloquei umas framboezas no topo,  remanescentes do Natal, para dar aquele realce...cor e sabor da fruta vermelha que combina tanto com chocolate...isso!...chocolate e fruta!...seja ela de que cor...pode ser uvas...kiwis... pêssegos enfim, uma harmonia que a fruta traz ao quebrar o doce do bolo de chocolate...com seu sabor azedinho...  E chega de tanta prosa que 'o tempo é de ouro'...rss... Receita....Ah!...um momentinho...Queria lembrá-los (as) que o vídeo que a tv Panela exibe...corresponde à receita desse BOLO DE CHOCOLATE COM COCO SEM FARINHA...que postei há algumas horas...Não deixem de assistir...!!!!! TV PANELA...!!!!

Ingredientes

7 ovos
7colheres (sopa) de chocolate em pó(pode ser achocolatado também)
7 colheres (sopa) de açúcar refinado
4 colheres (sopa) de óleo
2 colheres (sopa) de margarina
50 g( pacote pequeno) de coco ralado( usei 100 g )
1 colher (sopa) cheia de fermento em pó

Preparo

Bata tudo no liquidificador, menos o fermento.Depois de bem batido, acrescente o fermento só para misturar um pouco.
Untar uma forma redonda com margarina e farinha medindo 20 cm de diâmetro( eu usei uma forma de bolo inglês, foto abaixo.Esse bolo é um bolo pequeno.Se necessário, dobre a receita.
Levar ao forno médio para assar por aproximadamente 25 minutos




Cobertura

Ingredientes 

1 lata/caixa de leite condensado
2 colheres (sopa) de margarina
7 colheres (sopoa) de chocolate em pó ( pode usar acholatado)
50 ml de leite (rende mais)

Preparo

Misturar tudo e levar ao fogo, fervendo por uns minutos.Fica um  tipo de brigadeiro só que mais líquido ...depois de morno, ele encorpa mais...ficando no ponto de cobrir.(foto acima na tijelinha). Reservar.
Depois de assado despejar por cima.                                                                                      





Sua textura é fantástica!...o sabor de coco é predominante...e o chocolate dá seu recado... suavemente!...



Aceite um pedaço...preparei para você!...E... se faltar algo para acompanhar...achuegue-se à minha cozinha... que lá nunca falta um cafezinho feito na hora e com o carinho que você merece......e, como não, ... uma companhia sempre pronta para um 'papo' descontraído...Beijosss...





Pappardelle ao Molho de Rabada...!








Olá !...Mais uma massa, pessoal....! Escolhi esse pappardelle, que nada mais é que um talharim mais largo...Acho esse tipo de macarrão, um tanto diferente...apesar que todas as massas têm o mesmo gosto...mas, cada tipo de massa tem algo que favorece determinado molho...como é o caso do penne, que faz com que o molho entre dentro dele...os conchigliones,  verdadeiras conchas que abrigam  recheios como queijos, etc. ..e assim por diante...a gravatinha, e o parafuso, claro que além  de poderem ser servidos com molhos...são ideais para saladas..E o pappardelle recebe um molho normal... como se fosse um talharini...Gosto de formatos diferentes...E o molho, mais uma vez recorro à Bettina Orrico, chef  responsável há anos pela parte de culinária da revista Cláudia Cozinha...Vamos à receita...

Ingredientes

Molho de Rabada

2 rabos de boi limpos( 2 k)
1 colher de sal
5 dentes de alho picados ou amassados
1/2 colher (chá) de pimenta calabresa(opcional)
1 cebola grande picadinha
1 xícara de vinho branco seco
4 xícaras de água
1 k de tomates maduros e firmes sem pele e sem sementes (10 tomates aproximadamente)

500g de pappardelle
Parmesão ralado a gosto

Preparo do Molho

Numa tijela grande, tempere os rabos com sal. alho e a pimenta calabresa.Transfira para uma panela de pressão, junte o óleo e a cebola e refogue  em fogo alto, mexendo às vezes até a carne dourar bem.Regue com o vinho, e cozinhe até evaporar.Acrescente a água, tampe a pressão e deixe ferver.Reduza um pouco     o fogo e cozinhe até a carne ficar macia (50 minutos aproximadamente).Coloque a carne com o seu caldo em uma assadeira e leve à geladeira para que separe a gordura da carne e você possa retirar toda essa gordura que se forma...De novo no fogo para a gelatina da carne se dissolver e iniciar o processo de desossar e desfiar a carne... Feito isso,  de novo a carne e seu caldo na assadeira para novamente levar à geladeira, afim de tirar mais gordura depois que gelar. Retire pela segunda vez a gordura, raspando bem e de novo no fogo para a gelatina se dissolver.Reserve. Enquanto isso  levar os tomates ao liquidificador, bater e juntar à panela com a carne dos rabos...Cozinhe esse tomate, esse molho, agora sem tampar,  para apurar e obter um molho denso.Ajuste o sal e reserve.

OBS : É importante retirar toda a gordura dos rabos...Por 2 vezes eu realizei esse processo de colocar a assadeira com a carne e seu caldo na geladeira para retirar cada vez mais gordura...No meu caso eu fiz esse processo 1 dia antes...deixei tudo preparado para que no dia seguinte, só cuidaria de fazer o molho propriamente dito...Se estiverem com pressa, o recurso é o freezer ou congelador, para que gele mais rapidamente...



A fotos acima mostram o processo de desossar a carne, separando-a dos ossos...em seguida 3 vasilhas...na panela,  a carne já separada, a vasilha branca maior, onde estão os pedaços dos rabos a serem desossados e a pequena, os ossos descarnados...Essa 1ª foto ficou um pouco embassada, mas dá para ver como se faz...


Vejam a panela com toda a carne separada dos ossos...Desculpem-me as fotos um pouco escuras e embassadas...




O molho de tomates junto com a carne sendo apurado...


Massa do Pappardelle

Preparo: 

Numa panela grande, tampada (eu usei a panela de pressão de 7 litros), ferva bastante água (quase a panela cheia), salgue essa água , um fio de óleo e coloque o pappardelle .Nesse momento,  sem tampa,  cozinhe por uns 8 a 10 minutos ou até que experimentando você perceba o macarrão já cozido al dente...Escorra e transfira esse macarrão para a travessa que vai ser servido esse pappardelle.Coloque o molho de rabada por cima do macarrão e polvilhe-o com um pouco do parmesão.O resto do parmersão sirva à parte.




Eu escolhi esse Molho de Rabada por achar que ficaria saborosíssimo,  já que a rabada é uma carne com um sabor inigualável...e toda carne junto com osso tem um sabor muito bom...isso é uma coisa que todos sabem...Apostei nessa receita e...não me arrependo!...Realmente esse molho fez jus ao pappardelle!...Eu escolhi essa massa...e depois escolhi esse molho...Todos gostaram...e não poderia ser diferente...pois todos de casa... amam...Rabada!...Portanto...Beijoss e até mais...!





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...