"À mulher brasileira que teve no fogão um companheiro de vida : mamães brancas , pretas velhas , escravas , titias gordas , empregadas domésticas , donas-de-casa , maria de muitas dores e poucas alegrias numa profissão que continua emprego , embora seja arte."{Maria Stella Libânio Christo em seu livro 'Fogão de Lenha' , 1977 }.


quinta-feira, 10 de maio de 2012

Bobó de Camarão !



Olá ! Um bobó de camarão é um prato mais que apropriado para se comemorar o Dia das Mães !  Além de ser um prato saborosíssimo, é do agrado de todos...Mandioca...deliciosa !...e estamos em plena safra delas, pelo menos por aqui, elas estão super enxutas...derretem na boca...amarelinhas...o que torna as receitas feitas com elas com muito mais qualidade...Depois, o camarão, super comemorado em ocasiões festivas como essa, tem tudo a ver...fora os demais ingredientes...azeite de dendê...leite de coco... coentro...sabores e cheiros que nos remetem ao nordeste, tão rico em temperos exóticos e adoráveis !Acho que acertei na escolha e pensando nisso 'arregacei as mangas' e fui em busca do material necessário para que isso acontecesse...Não digo o material...ingredientes...e sim, ler bastante à respeito, já que meu último bobó deve ter acontecido no minimo há uns 20 anos ! Muito tempo para se lembrar de como se fazer um 'bom bobó', não ? desculpem-me o cacófato !!! Mas, gostei dele...e nem pensei em retirá-lo, afinal, acho bom levar a vida assim...brincando com as coisas...com as palavras...! E, depois de exaustivamente ler muitas receitas, (recorri à Ana Maria), fiz um mix delas todas e aqui está meu bobó...nada de tão diferente de tantos que andei lendo...afinal, bobó é bobó, não ???...E que bobó !!!! salivando , como sempre...seu cheiro com tantos aromas...! Vamos a ele...

Ingredientes
1 kg de camarões médios
1 kg de mandioca em pedaços médios
1/2 pimentão verde picadinho
1 cebola média picadinha
2 a 3 dentes de alho amassados
6 a 7 colheres (sopa) de  molho de tomates (usei os tomates pelados em lata, amassados)
1/2 xícara (chá) de azeite de dendê
Azeite a gosto para se juntar ao dendê
1 vidro de leite de coco (200 ml)
1 limão
cebolinha e salsinha a gosto
folhas de louro a gosto
coentro a gosto
pimenta do reino a gosto
sal
Preparo
1- Caldo de Camarão
Descasque os camarões, retire as cabeças, os rabos, reservando tudo para se fazer um caldo, colocando 1 litro de água, um pouco de sal e aferventando por uns minutos até que se extraia o sabor deles...Uns 10 minutos de fervura é o suficiente...Bata depois tudo no liquidificador e coe em uma peneira. Reserve esse líquido. Abaixo as fotos...as cascas, cabeças e rabos dos camarões, antes de ser cozidas na água e depois de cozidas, bem rosadas pelo cozimento...o caldo peneirado ? esqueci de fotografar ! kkkk...
2- Limpeza dos camarões e tempero...
Limpe os camarões, retirando de sua parte de baixo um fiozinho visível, com um palito de dentes...
Lave bem todos e tempere-os com o suco de 1 limão e sal...Reserve.

3- Creme de Mandioca
Cozinhe a mandioca em panela de pressão, com água o suficiente para cobrir...(não deve sobrar quase água depois de cozida)...Junte também algumas folhas de louro e pouco sal. O tempo de cozimento na pressão é 10 minutos depois que começar a bater o pino...Mas, fique atenta para que não seque a água e grude a mandioca no fundo da panela...Ainda quente, bata no liquidificar, usando o caldo de camarões reservado acima ou ainda use o processador, caso tenha...Deixe alguns pedaços de mandioca sem processar e junte à massa de aipim...Reserve.
Molho de Camarão
Numa panela em fogo  médio, aqueça o azeite de dendê  misturado com o azeite de oliva e doure a cebola e o alho (vide fotos). Mexa bem, deixe murchar um pouco a cebola e logo acrescente os camarões já temperados...refogando por uns segundos e quando já perdendo a cor crua deles, junte o pimentão...as colheradas do molho de tomates, sempre mexendo rapidamente para logo acrescentar a massa de mandioca reservada...mexendo...o cheiro verde...o coentro..


E está pronto nosso Bobó de Camarão ! Hummmm !!! Adorei fazê-lo !!! Amei comê-lo ! Saborosissimo !  Impecável nesses aromas...há tanto tempo esquecido ! Mas, relembrado agora...nesse momento importante, onde a rainha do lar será homenageada, ainda que não nos cansemos de dizer...todos os dias são delas ! Precisamos repetir ? Jamais ! De qualquer forma haverá uma reunião familiar, muito gostosa, mesmo que alguém ou muitos de nós não temos mais conosco nossas mães...o que não invalida a reunião...Nosso pensamento estará junto delas...nossas queridas !!! Sempre...E viva a família !!! que permanece unida, neste e em todos os momentos...Mas, ainda nos ' vemos' por aqui, antes dessa data linda...das mães !!!..beijosss..
                                                           " Ser mãe é um dom divino...
                                                               ser filho é uma dádiva..."
                                                                                    ( Luis Alves)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...