"À mulher brasileira que teve no fogão um companheiro de vida : mamães brancas , pretas velhas , escravas , titias gordas , empregadas domésticas , donas-de-casa , maria de muitas dores e poucas alegrias numa profissão que continua emprego , embora seja arte."{Maria Stella Libânio Christo em seu livro 'Fogão de Lenha' , 1977 }.


domingo, 30 de janeiro de 2011

DOCE DE LEITE DE CORTAR



Olá! De novo voltando às minhas reminiscências gustativas...Na parte que falo de mim, faço referência à esses docinhos de leite que me fascinavam quando os via  na cristaleira de minha tia Idylia, cortados em losangos e colocados, cuidadosamente,  de tal forma, que iam subindo até acabarem-se todos, qual uma pirâmide...Pois aí estão eles, não tão perfeitos como os dela, mas, para mim já satisfazem.Deixo aqui a receita para vocês cujo rendimento é apenas de um prato de sobremesa.

Ingredientes                                                                                                           

4 copos de leite integral
2 copos de açúcar
1 colher (sopa) de amido de milho
pitada de bicarbonato
margarina para untar a pedra

Modo de Preparo

Dissolver o amido em um pouco de leite e colocar o restante dos ingredientes em uma panela alta, de preferência (o doce vai subir).Em fogo alto ir apurando.Depois de 1h mais ou menos, é que ele começará a subir. Nesse momento é interessante ter uma  concha ,que facilitará esse processo .Levantando o doce com a concha ele abaixa, e, assim vai, até começar a engrossar e já não sobe tanto.Esse processo de subir demora uns 40, 45 minutos. Aí o doce já não sobe mais e com uma colher de pau vai mexendo para não grudar no fundo. Estando já um creme espesso, encorpado (que, mexendo, aparece o fundo da panela) desligue o fogo e comece a mexer até começar a querer açucarar...Despeje, então em uma pedra, previamente untada com margarina.(tenha também por perto, um pano de prato, fino, molhado em água e torcido ligeiramente, para moldar o doce na pedra, pois estará quente).Coloque o pano molhado por cima e vá apertando e ao mesmo tempo, dando um formato quadrado ou retangular ao doce.Se preciso, molhe de novo e volte a modelar e ajeitar partes mais altas que outras.Deixe o quadrado ou retângulo meio grosso, assim os docinhos ficarão com aspecto mais bonito, depois de cortados. Não espere esfriar muito. Pegue uma faca de corte e vá riscando primeiro o doce (ver foto).Estando frio corte as tiras do doce e depois vá cortando em diagonal, dando o formato de losangos. Cortados todos , ir ajeitando num prato de sobremesa, como se vê na foto.

                               


...as fotos abaixo eu as coloquei como minha tia
...em uma cristaleira...Só para me lembrar
e registrar o que me chamou a atenção...
a admiração...contribuindo e muito com o meu
despertar para essa arte tão prazeirosa...cozinhar !

 


Obrigada minha tia,  por ter sido minha primeira e grande inspiração...



Aqui, a cristaleira vista de uma maior distância...e os docinhos de leite...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...