"À mulher brasileira que teve no fogão um companheiro de vida : mamães brancas , pretas velhas , escravas , titias gordas , empregadas domésticas , donas-de-casa , maria de muitas dores e poucas alegrias numa profissão que continua emprego , embora seja arte."{Maria Stella Libânio Christo em seu livro 'Fogão de Lenha' , 1977 }.


domingo, 20 de maio de 2012

Yakissoba à moda da Rute !


Olá ! Hoje, exclusivamente, teremos uma colaboração de uma querida minha de muiiitoooosss anosss !!! A Rutinha, que é prima de minha amiga Vilma, e que não deixa de ser ser uma velha conhecida. Morava em Bauru e sempre a conheci por intermédio da prima...Mas, ainda mocinha, sua família se mudou pára São Paulo.Nunca mais a vi, apesar de sempre ter notícias dela...E eis que 'não mais que de repente'...no túnel do tempo, via net, onde as coisas acontecem realmente, a gente 'se cruzou', mais uma vez pelas mãos de minha amiga...A colaboração se refere a uma receita que ela gosta de fazer para seus amigos mais íntimos, e como ela mesmo diz, nunca foi chegada à cozinha..e só depois com o passar dos anos é que esse interesse pela culinária/gastronomia surgiu..Mas, antes que eu conte mais sobre ela, deixo-a falar através de seu email,  já que é muito espirituosa...e escreve muito bem !!! Rio sempre quando leio seu email. Com a palavra, a Rutinha...
Oi Verinha, que saudade!  pras nossas cabecinhas que já fazem visitas ao Dr. Alzheimer trato de me identificar,  Rute, prima da querida Vilminha.  Ela veio tomar um café aqui hoje e como sou chegada num computador, me falou do seu blog.

Acabo de lhe fazer uma visitinha rápida.  Rápída sim, porque com tanta coisa boa que vi por lá tratarei de olhar com os zóis e lambê cá testa em momentos mais prolongados, de preferência perto da hora do almoço.  Ainda bem que não coincidimos muito quando aos doces, meu fraco, e que fraco, é pelos salgados.  O que mais gostei é que vc não faz como a maioria, pega receitas dos outros, bota uma besteirinha qualquer a mais,  e taca no próprio blog.  Você mata a cobra e mostra o pau!

Imagine que fui fazer meu primeiro arroz  já com mais de 40 e hoje, velha, gorda e aposentada, adoro encarar uma barriga no fogão.  Ainda estou meio principiante, não me meto com doces, a não ser um Bolo de Nescau, receita da minha mama que qualquer dia passo para vc.  De matar.  Não sou chegada em doce e adoro chocolate, já viu, né, bem diferente de vc, mas esse bolo é mesmo muito gostoso,  E vai chocolate do Padre e Nescau, então, me traí, já viu pq eu gosto.

Tenho improvisado muito em cima do curry e da pimenta, que dei de gostar depois de velha.  Tem saido umas coisas gostosas, às vezes vou fazer nas casas dos amigos pq acho um saco cozinhar só pra mim.  Quando tem platéia, apesar do friozinho na barriga de medo que não dê certo, fica muito mais gostoso cozinhar e, quando dá mesmo certo e o povo gosta, a melhor recompensa é ver os pratos vazios e as barrigas cheias, com aquele olhar de pós-coito.

Com todas essas frescuras modernas, uma coisa que adoro fazer e meu irmão se comove e se regala, é o Frango da Tia Alice.  Lembra, aquele que enche o saco pra fazer porque tem que ir pingando a água aos poucos, mas depois de pronto dá aquela grudadinha nos dentes.  E o molho que fica dá briga pra comer com pão e ver quem vai limpar a panela ...   Eta tia querida.

Verinha, vou parando por aqui. Além de roubarmos a Vilminha de vcs não vou roubar tb o seu tempo, sou verborrágica, quando começo a escrever não paro mais.

Beijos, até breve e se precisar de uma vítima para ajudar a experimentar as suas receitinhas (envesguei com aquele Bife a Parmegiana) conte comigo.

Rute

   
Pois bem, não paramos aí nesse email, pois a conversa girou em torno de receitas e ela me passou a sua receita de yakissoba, ressaltando que, "se tenho aquele macarrão de japonês, faço o Yakissoba um pouco mais genuino, senão, fica mais brasileiro, com arroz mesmo, que adoro." E assim fez...com fotos ilustrativas, que faço questão de mostrar.Veja como ela arrumou direitinho as fotos...os ingredientes todos abaixo...e depois o modo de fazer no passo-a passo...Como ela é muito prática já compra as bandejas de legumes que vai usar...Mas, antes vamos à receita...

Ingredientes
1 cebola picadinha
1 tanto de alho (ela já deixa amassado com azeite na geladeira)
1 peito de frango cortado em cubos
1 bandeja de legumes (couve-flor+brócolis + cenoura) picados ( ela usa parte dessa bandeja)
1 bandeja de repolhos ( roxo, branco)...ela usa parte dela também...
óleo de gergelim
sal
pimenta do reino a gosto
pimenta malagueta a gosto
curry a gosto
molho de yakissoba (se tiver)
sakura ( molho de soja)
macarrão especial para o Yakissoba ( Coloquei por minha conta)
arroz já cozido (como a própria Rutinha contou, quando não tem o macarrão japonês, ela gosta de comer com arroz mesmo...que adora !)
Preparo
Abaixo, a cebola batidinha e o alho sendo refogados em óleo de gergelim...foto seguinte o peito de frango...
..refoga um pouco o frango e depois junta os legumes...sempre mexendo...nesse momento você...
...pode tampar a panela para dar uma cozida breve, porque a intenção não é deixá-los moles...e sim levemente crocantes... finalmente acrescenta um pouco da bandeja de repolhos (foto abaixo), revolvendo tudo para que amoleçam sem se desmancharem...
e aí entram os temperos...o molho de soja, a pimenta malagueta, a do reino...e como ela mesmo diz...! "quando estou meio doidona com a pimenta, além do curry, ponho também umas gotinhas da malagueta e um pouco de pimenta do reino " Hummmmm que delícia, digo eu !! e o sal, corrigindo, caso não tenha o molho de Yakissoba ( se tiver, cuidado com ele...) o molho de soja também é salgadinho...
E está pronto o Yakussoba à moda da Rute, como seus amigos batizaram...DE-LI-CI-O-SO !!! Como ela deixou em aberto o caso de colocar o macarrão ou o arroz, que para ela tanto faz...achei por bem botar 'minha colher' nesse Yakissoba, tão saboroso e pra lá de bão !!! rsssss...Juntei o macarrão como consta da receita original e eu adorooooooo !!! Claro que eu aproveitei e fiz a receita da Rute, seguindo à risca todo seu procedimento...apenas, coloquei o macarrão próprio para yakissoba !...
Eu e meu pessoal amamos essa receita !!! E com certeza ficamos todos "com aquele olhar de pós-coito" hahahahahahaha !!!...que resume muito bem o olhar de quem amou uma comida e está super satisfeito ! Etcha Rutinha danada...Tomou gosto pela culinária e também traduz em palavras seu significado certo...A foto desse prato bonito onde está o Yakissoba com um arroz branquinho, no capricho...é dela ! sugerindo que, por ela, essa comida chinesa e que os japoneses também adoram...tanto faz comer com o macarrão ou  o nosso arroz...Está certo você, querida ! Não vai deixar de comer o Yakissoba porque não dispõe do macarrão no momento...! Rutinha...Muito obrigada por ter me ajudado neste post...As fotos vieram prontinhas e não tive o trabalho de fotografar...!!! Você me ajudou muito e assim esse blog passou a ter a receita de um Yakissoba...à moda da Rute !!!! beijosss....
 
                                               " O homem que apregoa o bem deve praticá-lo,
                                                          se não deseja que suas palavras
                                                           sejam carregadas pelo vento,
                                                       como simples eco de um tambor vazio..."
                                                                              André Luiz (Chico Xavier)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...