"À mulher brasileira que teve no fogão um companheiro de vida : mamães brancas , pretas velhas , escravas , titias gordas , empregadas domésticas , donas-de-casa , maria de muitas dores e poucas alegrias numa profissão que continua emprego , embora seja arte."{Maria Stella Libânio Christo em seu livro 'Fogão de Lenha' , 1977 }.


quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

MOLHO DE TOMATE SUPER PRÁTICO DE MICROONDAS...



 Esse molho pedaçudo não tá 'da hora',? Pois então, saibam que é um molho, muito saboroso e fácil de fazer, até demais...justamente para pessoas que não têm tempo para perder na cozinha, seja para lavar louças, ou elaborar pratos mais complicados...como é o caso de um estudante de 19 anos, que veio à tv afim de fazer esse prato...Isso há mais de 15 anos, está registrado em meu velho caderno de receitas...Ele contou que a mãe dele foi quem o ensinou a fazer esse molho, já que morava em uma República de Estudantes e, ela se preocupava com a alimentação dele. Assim surgiu essa receita que seria uma forma bem fácil de preparar, num momento em que, batendo a saudade de casa, ele pudesse fazer uma simples macarronada que lembrasse a da 'mama'.Para quem, como eu, que assisti ao programa e ouvi a história desse jóvem, me marcou a ponto de registrar tanto sua história, quanto a receita , que passo à vocês:


(1ª parte)

Num pirex médio coloque:
1/2 xícara de azeite e
uma cabeça de alho, picadinhos.
Dá uma mexida e leve ao microondas
por 4 a 5 minutos.

Abaixo um Passo-a-Passo para facilitar a retirada da casca dos alhos...



uma cabeça de alho...
...e ao lado. ele picadinho...







essa a posição da faca para esmagar o alho...
...com a mão esquerda no cabo da faca,
dou um 'tapa' com a palma da mão
direita na lâmina...




... fazendo com que o alho
 seja esmagado...e a casca
se solte mais facilmente...





...o alho picadinho com o azeite
antes de ir ao microondas...





                   (2ª parte)

1k de tomates bem maduros, vermelhos e firmes, não muito grandes
(uns 9 tomates)
sal a gosto
folhas de manjericão à gosto
orégano a gosto





Olhando as fotos acima, o alho já dourado no microondas
 (se quiser menos dourado, só deixar 4 minutos).
A seguir, os tomates cortados na parte de cima (tampa) e os temperos...depois , já temperados, sal, orégano e, folhimhas de manjericão...O pirex tampado , pronto para ir de novo ao micro...por 15 minutos.
 Passados os 15 minutos...





Os tomates já cozidos...veja que a pele
se solta com facilidade, retire-as com o garfo...








...amasse tudo, até ficar um molho
pedaçudo...pronto para usar...





                  (3ª parte)

Cozinhe o macarrão 'al dente'... usei só 250g de spaguetti...mas sobrou molho...Se quiser use outro tipo de massa de sua preferência    talliarini...capeletti...etc...Despeje o molho por cima e, o parmesão ralado...e, está pronta
a sua macarronada, ou, o seu capeletti 'al sugo'.




É isso aí minha gente...A foto com o spaguetti e a outra com capeletti, que eu adoro também...Fiz outra receita do molho para o capeletti (400g) e sobrou um pouquinho de molho ainda...como você pode ver na tijelinha branca...Na minha casa, não pode faltar esse molho...Uso não só em massas, mas, também cobrindo panquecas, filés à parmegiana e...acreditem...até para comer com um pãozinho, de tarde...ele é tudo de bom! Tem o sabor do alho... azeite...manjericão... São sabores que ninguém resiste!... Você vai perdê ? De jeito nenhum....Amiga!...Ponha o microondas para trabalhar para você !...E me escreva contando o que achou...Beijossss.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...