"À mulher brasileira que teve no fogão um companheiro de vida : mamães brancas , pretas velhas , escravas , titias gordas , empregadas domésticas , donas-de-casa , maria de muitas dores e poucas alegrias numa profissão que continua emprego , embora seja arte."{Maria Stella Libânio Christo em seu livro 'Fogão de Lenha' , 1977 }.


segunda-feira, 16 de abril de 2012

Salada de Rúcula, Penne e Rosbife !




Olá ! Assisti ao vídeo dessa receita !...uma salada muito original quanto saborosa ! Na verdade, fiquei com desejo mesmo de comê-la...me aguçou a curiosidade e a vontade ! E isso sempre acontece comigo ao ler uma receita ou assitir um vídeo como esse, cujo apelo de ingredientes que eu gosto, me chamam muito a atenção...E esse me chamou !!...Olha só os componentes dela !...o frescor da rúcula, o molho pesto, saborosíssimo, que tempera a massa...um penne que 'recolhe' esse molhinho verde todo dentro dele...as delicadas  fatias de mignon...mal passadas e com um sabor incrível desse molho de mostarda, alhos, vinho branco numa redução, que só realçou seu sabor !!!...cubinhos de mangas, dando o toque adocicado, mais o azedinho dos tomates cerejas !!! E como se não bastasse as nozes quebradas e o parmesão ! Enquanto não fiz , não sosseguei !...Acham que eu deixaria passar essa receita ?!? Jamais ! Receita...

Ingredientes
500 g de penne cozido
1 manga cortada em cubos
50 g de nozes
50 g de parmesão ralado grosso
Rúcula a gosto
Tomate cereja a gosto
Rosbife
1 peça de filet mignon - 1 k aproximadamente (cortei na peça maior, uns 500 g, apenas para fazer um prato para duas pessoas e sobrou ainda o mignon...)
100 ml de vinho branco seco
5 colheres (sopa) de mostarda
óleo de girassol
5 dentes de alho
pimenta do reino a gosto
sal
Molho Pesto
4 dentes de alho + 1 colher (chá) de sal + 1 xícara (chá) de manjericão fresco + 3 colheres (sopa) de nozes + 100 g de parmesão ralado + 1/2 xícara (chá) de azeite +  pimenta do reino a gosto.


Preparo
Molho Pesto
Junte os ingredientes em um liquidificador e bata até que vire um molho aveludado...


Rosbife
Em uma vasilha tempere o filét mignon com sal e pimenta do reino a gosto...
Disponha junto ao tempero as cabeças de alho amassadas.
Em uma panela, bem quente, polvilhe umas pitadas de açúcar, caramelou (meu truque para dourar mais rápido) coloque o óleo e junte a peça de mignon temperada.Sele a carne de todos os lados, até bem dourada.Acrescente a mostarda e o vinho branco e deixe cozinhar até que reduza o líquido.Reserve e deixe esfriar.
Quando frio o mignon, fatie bem fino e reserve.

OBS : Toque sempre a carne com a ponta dos dedos para sentir o interior...se continua macio, porque o segredo do rosbife é ter o interior cru (mas, como eu, particularmente, não gosto de carne muito vermelha, deixo um pouco mais e ela fica rosada e macia também...) Aqui fica a seu critério...deixá-la mais vermelha ou rosada...

OBS 1: Você pode aproveitar o molho que fica do rosbife, muito saboroso...com uma outra massa...a escolher...e novo prato surge...

Montagem :
Em uma vasilha disponha o penne e o molho ao pesto.
Misture até que ele esteja totalmente envolvido.
Junte a rúcula, a manga e as fatias de rosbife.
Para finalizar acrescente as nozes e o queijo parmesão.
Aqui, os ingredientes todos e alguns passos...
o rosbife dourando...e foto seguinte, a mostarda e o vinho já acrescentados a ele..Depois reduzido e pronto.

Montagem
A rúcula...o penne...os tomates cerejas...
...os demais ingredientes...a manga...o rosbife fatiado...o molho pesto já misturado...as nozes e o parmesão...
Eu fiz meia receita..salada para duas pessoas...esse prato acima corresponde à porção para uma pessoa, com o molho pesto nas cumbuquinhas...e parmesão colocado à disposição...Devo confessar, que saboreei cada porção dessa salada ! Ameiiiiiiiii cada detalhe !...cada ingrediente me surpreendeu ! E essa salada é um prato completo pois contém o macarrão que representa o carboidrato...a proteína da carne...a manga...tomates...rúcula...verduras e frutas bem representadas e o pesto...misto de ervas...mais azeite, parmesão...enfim...A SALADA !!!!..Espero que vibrem como eu ao fazer essa salada tão completa !Mas, façam bastante !!! se sua familia for grande, uma bela oportunidade de surpreendê-la !...beijossss e tenham uma ótima semana !

                                                             "Porque te restaurarei a saúde...
                                                                   e curarei as tuas chagas,
                                                                           diz o Senhor ".
                                                                                        Jeremias 30:17


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...