"À mulher brasileira que teve no fogão um companheiro de vida : mamães brancas , pretas velhas , escravas , titias gordas , empregadas domésticas , donas-de-casa , maria de muitas dores e poucas alegrias numa profissão que continua emprego , embora seja arte."{Maria Stella Libânio Christo em seu livro 'Fogão de Lenha' , 1977 }.


sexta-feira, 4 de maio de 2012

Frango na Cerveja Preta !!!


Olá ! Esse franguinho na cerveja preta e na sopa de cebola está muito da hora !!! A receita é muito simples e ela só pede um arroz branco ou um arroz integral 7 grãos que às vezes gosto de comprar, como hoje...e batatas palha que não podem faltar para alegrar quem está com fome e mesmo quem apenas gosta de apreciar uma comidinha gostosa e bem temperada...A receita segue...

Ingredientes
1 e 1/2 kg de coxas e sobrecoxas de frango, sem as peles e separadas as coxas das sobrecoxas
2 pacotes de sopa de cebolas ( 17 g cada) (ou sopa creme de cebolas, tanto faz)
2 latas de cerveja preta
Champignons cortados em lâminas a gosto
azeite ou margarina e alho a gosto para refogar esses champignons
ramo de alecrim fresco (opcional)
Caldo de meio limão

Preparo
Passe o caldo de limão nos pedaços de frango e depois passe os mesmos na sopa de cebola, empanando bem e usando toda o conteúdo desses dois pacotes de sopa de cebola...Disponha esses pedaços em uma forma ou assadeira.Por cima despeje as duas latas de cerveja preta e o ramo de alecrim, caso goste. Conserve na geladeira, se puder, por uma noite, ou deixe apenas algumas horas e depois leve ao forno, coberto com alumínio por uma meia hora.Retire o alumínio e deixe mais um tempo afim de que o molho engrosse mais. (O frango é uma ave que cozinha rápido, mas é importante deixá-lo no forno um pouco mais, apenas para que o molho que se forma com a cerveja preta e a sopa de cebola, encorpe mais e os sabores se misturem... chegando no ponto de sal ideal...) 
Quase no ponto certo do frango estar cozido e o molho quase a estar pronto, faça um refogado com os champignons...Numa frigideira o azeite ou margarina refogue um a dois dentes de alho amassados e junte os cogumelos refogando-os rapidamente. Retire-os e junte ao frango que ainda está no forno, dando uma mexidinha para incorporar ao molho. Espere encorpar um pouco mais e desligue o forno...

OBS : Esse frango também pode ser cozido...seguindo os mesmos passos desse de forno...Só que acomode os pedaços empanados numa panela com a cerveja cobrindo tudo e esperando umas horas antes de levar ao fogo...Daí, vai cozendo seguindo os mesmos passos do de forno... E, quase na hora de desligar o fogo...refogar os cogumelos e juntar à panela com o frango, esperando apenas uns minutos para que os sabores do frango...da cerveja preta, sopa de cebolas e cogumelos se misturem todos..

Experimentem essa receita e verão que é uma boa opção, usar a sopa de cebola nesse frango...Ela é um coringão a ser acrescido aos pratos...veio para temperar e bem as nossas carnes e outras receitas também...E a cerveja preta dá o sabor e a cor que se quer em um assado ou cozido...Abaixo, o arroz 7 grãos a que me referi...integral e muito bom à saúde além de ser gostoso, após bem temperado...A batata palha fazendo parte e também um purezinho de mandioquinha salsa..ou mandioca baroa...ou aipim, como quer a imensidão regional de nosso país...beijossss...e bom fim de semana !!!

                                                         "Pois eu, o Senhor teu Deus,
                                                                    te tomo pela mão direita,
                                                                    e te digo :
                                                           Não temas que eu te ajudo ."
                                                                                            Mateus 20:26-27


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...