"À mulher brasileira que teve no fogão um companheiro de vida : mamães brancas , pretas velhas , escravas , titias gordas , empregadas domésticas , donas-de-casa , maria de muitas dores e poucas alegrias numa profissão que continua emprego , embora seja arte."{Maria Stella Libânio Christo em seu livro 'Fogão de Lenha' , 1977 }.


quinta-feira, 15 de março de 2012

Salada com Aspargos Frescos, Grão de Bico...e...!!!


Olá ! O tempo está mais pra saladas...coisas frescas de se comer...gelados !...ufaaaaaaaaaaaaaaa !!!!! mas esse verão está demais !...desta vez resolvi usar aspargos frescos...Como disse há um tempo atrás a vinda de grandes supermercados a Bauru, principalmente o Pão de Açúcar nos trouxe a possibilidade de experimentar algumas coisas difíceis de encontrar por aqui, até então...Sendo assim, minha curiosidade iliiiiimitaaada me leva sempre em busca de sabores novos...Queria porque queria experimentar aspargos frescos...!!! e nessa salada satisfiz minha curiosidade..mas, nada tão diferente daqueles comprados em conserva... De qualquer modo experimentei...Nessa linda salada só faltou o vermelho dos tomates...em lugar deles juntei a beterraba, vermelha também, mas, puxando para o roxo...Cozinhei-a al dente e com casca , que era para não perder a cor linda que tem ! Busquei uma harmonia de cores...texturas diferentes...o grão de bico...o palmito, vagens bem frescas, redondinhas e finas, como gosto...a couve-flor al dente também...Uma verdadeira festa!!! Foi o que meu paladar ditou...e uma caminha de alface crespa...simples...Mas, muito saborosa e rica em nutrientes como toda salada...E pra acompanhar essas texturas todas e esse frescor, preparei um molhinho, juntando um dente pequeno de alho bem esmagado...azeite farto...sal a gosto, um tantinho de vinagre balsâmico ou mesmo o comum ( bem pouco)...outro tantinho de mostarda e mel...e não deixei faltar o orégano, esmagando bem nos dedos para 'despertar' a erva adormecida na desidratação...Fiz essa salada num sábado onde a massa...lasanha,  foi o prato principal...O visual dessa salada chamou a atenção...e gente que disse não gostar de saladas, se esbaldou de tanto comer...Imagina se não fiquei feliz !...Recordando que outras saladas esse blog também preparou, como no caso da Salada de Endívias, Damascos e...outros sabores ! que você encontra aqui , também o Saladão de Outonoaqui...e tantas outras, afinal um país tropical como o nosso, com uma gama das mais variadas  frutas...verduras...legumes !!! É saladas mesmo, que devemos preparar, usando e abusando de cores e sabores !!!
Então, nesse verão, que está ainda bem quente, não deixem faltar uma salada...mesmo que de tomates e cebolas, bem temperadas...tão simples e tão gostosas...E, deixem as mais elaboradas para receber em sua casa, pessoas queridas, amigos...parentes...naquele churrascão de final de semana !!!
Viram ? Já dei a receita...!!!! Façam bom proveito delas !!!!...beijosssssss...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...