"À mulher brasileira que teve no fogão um companheiro de vida : mamães brancas , pretas velhas , escravas , titias gordas , empregadas domésticas , donas-de-casa , maria de muitas dores e poucas alegrias numa profissão que continua emprego , embora seja arte."{Maria Stella Libânio Christo em seu livro 'Fogão de Lenha' , 1977 }.


terça-feira, 12 de junho de 2012

Poemas ! Panquecas Verdes ! Torta Holandesa !





Olá ! Nem é preciso dizer que esse coração pulsa por alguém ! e continuará a pulsar até todo o sempre, enquanto o amor existir...seja entre namorados, seja entre os homens de maneira geral, nas diversas maneiras de amar...E, pensando na humanidade como um todo...no amor que permeia tudo que nos envolve, resolvi remexer minhas gavetas e retirar de lá uma espécie de tratado para a vida,  para o amor...É um texto tão lindo que eu estava esperando um momento para dividi-lo com vocês...nem sei se esse é o momento certo...para mim parece ser...mas, caso não estiverem afim de filosofias sobre a vida, apesar de tratar também do amor, mola propulsora da vida,  num dia em que se comemora o Dia dos Namorados... passe de lado...pule esse poema e encontre outras coisas que interessam mais ! É que...eu achei que hoje, dia do amor, dia dos namorados, mais uma comemoração à vida...ele poderia estar aqui...e diz assim...

DESEJOS - Poema para a Vida
Desejo primeiro que você ame. E que amando, também seja amado.E que se não for, seja breve em esquecer. E que esquecendo, não guarde mágoa. Desejo, pois que não seja assim, mas se for, saiba ser, sem desesperar.
Desejo também que tenha amigos, que mesmo maus e inconsequentes, sejam corajosos e fiéis, e que pelo menos num deles, você possa confiar sem duvidar.
E porque a vida é assim...desejo ainda que você tenha inimigos...Nem muitos, nem poucos, mas na medida exata para que, algumas vezes, você se interprete a respeito de suas próprias certezas.E que entre eles, haja pelo menos um que seja justo, para você não se sinta demasiado seguro.
Desejo depois que você seja útil, mas não insubstituível. E que nos maus momentos, quando não restar mais nada, essa utilidade seja suficiente para manter você de pé.
Desejo depois que você seja tolerante, não com os que erram pouco, porque isso é fácil, mas com os que erram muito e irremediavelmente, e que fazendo bom uso dessa tolerância, você sirva de exemplo aos outros.
Desejo que você, sendo jovem, não amadureça depressa demais, e que sendo maduro, não insista em rejuvenescer. E que sendo velho, não se dedique ao desespero.
Porque cada idade tem o seu prazer e a sua dor e é preciso deixar que eles escorram por entre nós.
Desejo por sinal que você seja triste, não o ano todo, mas apenas um dia. Mas que nesse dia descubra que o riso diário é bom, o riso habitual é insosso e o riso constante é insano.
Desejo que você descubra, com o máximo de urgência, acima e a respeito de tudo, que existem oprimidos, injustiçados e infelizes, e que estão à sua volta.
Desejo ainda que você afague um gato, alimente um cuco e ouça o joão-de-barro erguer triunfante o seu canto matinal, porque, assim, você se sentirá bem por nada.
Desejo também que você plante uma semente, por mais minúscula que seja, e que acompanhe o seu crescimento, para que você saiba de quantas muitas vidas é feita uma árvore.
Desejo, outrossim, que você tenha dinheiro, porque é preciso ser prático. e que pelo menos uma vez por ano coloque um pouco dele na sua frente e diga " Isso é meu", só para que fique bem claro quem é o dono de quem.
Desejo também que nenhum de seus afetos morra, por ele e por você, mas, que se morrer, você possa chorar sem se lamentar, e sofrer sem se culpar.
Desejo por fim, que você sendo homem, tenha uma boa mulher, e que sendo mulher, tenha um bom homem. e que se amem hoje, amanhã e nos dias seguintes, e quando estiverem exaustos e sorridentes, ainda haja amor para recomeçar. E se tudo isso acontecer, não tenho mais nada a te desejar.
                                                                                                                             VICTOR HUGO
//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
Convenhamos, o que há de melhor do que ir para a cozinha e preparar algumas receitinhas gostosas e fáceis para seu amor ? Pensando nisso deixo aqui as sugestões para um almoço que não irá de maneira alguma tirar o tempo que você também necessita para cuidar de si...afinal, esse dia merece que a gente esteja bem arrumadinha, não? Lemos a todo momento recomendações sobre pratos afrodisíacos, como se o casal fosse da mesa à cama com a energia dos amantes olímpicos !Ledo engano...Nenhum alimento tem o poder de aumentar a libido e o desempenho sexual dos casais nessa doce  prática do mais antigo passatempo do mundo...A viagem através do paladar passa primeiro pela cor dos alimentos...sua textura...aromas...sabor...E isso tudo envolve muito mais o espírito do que o estômago...Aí é que viajamos pela imaginação...e nossos desejos, diante desse olhar à mística de cada alimento é que nos conduz ao despertar das paixões e a ter realmente nossa libido aumentada...Um estômago cheio com comidas pesadas e bebidas, só  contribui para um fraco desempenho numa noite tão esperada de amor ! Comidas leves são as mais indicadas...e o blog tem sugestões variadas para esse dia...Busque aqui no 'Pesquisar este blog'...Medalhões de Mignon...a última postada é com molho de Gorgonzola...mas, existem outros molhos com Medalhões...E outras receitas leves também fazem parte de nosso cardápio...Busque aqui e encontrarão !E, hoje...Panquecas...é simples de fazer e muito gostosa...

Panquecas Verdes de Espinafre - Três Recheios a Escolher...




Ingredientes da  Massa das Panquecas
12 colheres (sopa) cheias de farinha de trigo
1 copo de leite (250 ml)
2 colheres (sopa) de óleo
4 colheres (sopa) de espinafre cozido, espremido e picado grosseiramente (1 maço e só as folhas)
sal a gosto
Preparo
No liquidificador o leite, óleo, a farinha, o espinafre e sal. Bater bem até homogeneizar tudo...(Fiz esse espinafre cozido no vapor, espremi bem sua água e piquei) Mas, você pode cozer normalmente, depois de lavá-lo e usando somente essa água do enxague.Em poucos minutos ele cozinha. Retire toda sua água, e pique grosseiramente. Eu medi essa quantidade e deram 4 colheres (sopa) de espinafre.
Abaixo, o creme das panquecas...depois sendo passada numa frigideira teflon, que consome somente uma pincelada de azeite ou margarina e todas as panquecas depois não necessitarão de mais óleo...
Seu rendimento foi de 10 panquecas...
Fiz  três tipos de recheio, que você pode escolher qual prefere...(ou também os três, se quiser).


Recheio 1 - Ricota e atum (3 panquecas)
ingredientes
300 g de ricota passada no processador (pode ser esfarelada também com os dedos)
1 lata de atum
1 colher de mostarda
1 colher de manteiga ou margarina
cheiro verde a gosto
sal a gosto
Preparo
Misture bem tudo e comece a montá-la...
Montagem
Num refratário (para ir ao forno) ou recipiente que possa ir ao microondas...faça uma caminha com  Molho de Tomates (foto acima), onde se vê o recheio, as panquecas...o molho de tomates...as fatias de muçarela...o orégano e queijo parmesão.
...acima, os passos a seguir com todas as panquecas, mudando somente os recheios...panquecas recheadas por cima do molho de tomates...as fatias de muçarela (2 a 3)...e  novamente o molho...o parmesão e orégano...Nessa etapa você pode já deixar guardada na geladeira para no momento do jantar, ou levar ao microondas ou ao forno, caso seja refratária a vasilha...( atente para esse fato).


OBS : Seria também cuidadoso retirar um pouco antes da geladeira os recipientes com as panquecas, isso, caso leve ao forno e não corra o perigo do choque térmico...com a vasilha muito gelada...
Esses cuidados se devem tomar se você for fazer com certa antecedência esses pratos, o que facilitaria a sua vida...se for em tempo real, nada desses cuidados necessitam...
//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
Recheio 2 - Frango desfiado com Requeijão Cremoso (4 panquecas)
Ingredientes
1 filé de frango (250 g aproximadamente) cozidos com temperos : caldo de galinha, folhas de louro, ou outros que está acostumada... Esfriar e desfiar bem.
3 colheres (sopa) de requeijão cremoso ( usei o light), mas pode ser cream cheese, ou catupiry
nozes picadas ou outra noz que tiver...a gosto
nosmoscada ralada na hora
cheiro verde a gosto
passas brancas ou pretas (opcional)
sal, se necessário
Preparo
Eu processei o frango, mas você pode desfiá-lo simplesmente.Junte aos outros ingredientes e deixe-os bem homogeneizados...abaixo, o passo-a passo...igual ao primeiro...mesma sequência...
                        ...nessas, para finalizar coloquei bolinhas de requeijão cremoso por cima...
//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
Recheio 3 - Quatro Queijos (3 panquecas)
Ingredientes
100 g de queijo tipo prato ralado na parte grossa
100 g de queijo muçarela também ralada
100 g de queijo provolone ralado
100 g de gorgonzola (eu já tinha este, mas pode ser outro qualquer)
2 colheres de um queijo cremoso a gosto, para unir todos eles...
Preparo
Unir todos esse queijos deixando-os cremosos com o queijo pastoso que tiver...faça o passo- a passo como os outros...mesma sequência...
e assim a sugestão de um prato fácil de ser feito..tem um visual lindão...não é caro e você pode se programar e deixar tudo pronto como expliquei anteriormente...Essas panquecas você degusta com um arroz branco, bem temperadinho...e simples...uma salada como essa que fizemos AQUI...com damascos , endívias e tantas coisas gostosas..Mas, você pode gostar de uma salada mais simples também, como   esta AQUI...e tantas outras que já postamos...e não menos saborosas...é só ir no PESQUISAR ESTE BLOG, e as escolhas podem ser feitas...

//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
E como não poderíamos deixar de postar uma sobremesa, a Torta Holandesa que é holandesa apenas no nome, na verdade é brasileiríssima !!! sabiam ? Sim...uma brasileira, de Campinas aqui no nosso Estado de S.Paulo viajou para a Europa e fez a torta, batizando-a de Torta Holandesa !!! Também fiquei sabendo agora !!! Ela é uma torta que eu fiz muitas vezes e depois a esqueci...recordando agora, ao procurar algo delicioso para esse dia tão especial !...se colocar no freezer, ela passa muito bem por um belo sorvete, mas se a deixar na geladeira é de uma cremosidade sem par ! faça...e não se arrependerá...!

Torta Holandesa


Ingredientes
1 tablete de manteiga sem sal - (200 g) em temperatura natural ( usei a Paulista)
2 xícaras (chá) rasas de açúcar refinado peneirado
2 latas de creme de leite (usei da Nestlé) sem o soro
2 colheres de rum ou a essência dele...
1/2 colher (sopa) de gelatina incolor, hidratada em 2 colheres de água e dissolvida no micro por 10 a 15 segundos somente (deixe para colocar no micro, no momento de usar na receita.)

1 pacote de bolachas calipso

Ganache ou Cobertura de Chocolate
200 g de chocolate meio- amargo
200 g de creme de leite de caixinha

Forma redonda, fundo removível, com  22 a 23 cm de diâmetro sem nenhum tipo de preparação...


Preparo
Antes de qualquer coisa, coloque as latas de creme de leite no freezer  por umas 2 horas ou pouco menos, afim de que haja a separação do soro...Depois escorra o soro e conserve esse creme na geladeira até seu uso...
Na batedeira coloque a manteiga com o açúcar e bata por 10 minutos até que não sinta mais os grânulos de açúcar.Nesse intervalo de 10 minutos você pode parar para misturar com a espátula as bordas do pote da batedeira...e continuar a bater...Tem que estar bem dissolvido o açúcar...
Nesse momento acrescente o creme de leite, gelado e sem o soro...e com a ajuda do batedor da batedeira mesmo, você vai misturando bem até que tudo esteja homogêneo.

OBS : Aqui uma dica importante...geralmente a manteiga e o creme de leite não se misturam bem, dando a sensação de estar talhado esse creme...Faça o seguinte...Coloque essa tigela de creme da batedeira no microondas por uns 30 segundos apenas...somente para desfazer esse talhado que ocorre...Retire logo e mexa mais um pouco...

Continuando a receita, junte agora o rum ou a essência dele e a gelatina já dissolvida no micro...Mexa vigorosamente  e despeje o conteúdo na assadeira reservada, levando imediatamente à geladeira por 3 a 4 horas ou no freezer se tiver mais pressa...Enquanto no refrigerador faça a Ganache ou Cobertura de Chocolate...


Ganache
Pique o chocolate em pedaços menores e leve-o ao micro por 30 segundos por vez e mexendo a cada ida ao micro... até que esteja bem dissolvido...Junte o creme de leite e misture muito bem até que fique com uma aparência brilhante.Deixe ficar morno para usá-lo.

Montagem
Estando bem gelado o creme, retire-o da geladeira e da forma em que se encontra (Use uma faca aquecida em água quente e passe à volta toda da forma para que desgrude e você possa desenformar com tranquilidade)....e coloque-o no prato em que ficará... 
Despeje a Cobertura de Chocolate (Ganache) somente na superfície da torta...evitando que cáia nas beiradas. Coloque as bolachas ao redor da torta ( ela gruda fácil) e rapidamente leve á geladeira...
Ela pode ficar no freezer todo o tempo...e terá uma torta sorvete deliciosa !!!! Mas, se deixar na geladeira, ela será uma torta como outra...Mas, super...super gostosa !!!
Abaixo, as etapas dessa torta e os ingredientes...a manteiga...o açúcar e o creme de leite gelado e sem o soro.
 Na batedeira, abaixo, a manteiga e o açúcar batendo por 10 minutos...depois foto seguinte o creme de leite é juntado...
  ....a forma colocada no prato laminado e depois o creme é despejado...Percebam que usei um aro, que depositei no prato e depois o creme foi adicionado nele...Mas, vocês podem fazer na forma mesmo que dará certo também...

Daqui, para a geladeira (eu deixei a minha a noite toda e só fui desenformar no dia seguinte)...Mas, existe o recurso do freezer , como falei...se houver pressa...A torta deve estar bem gelada para receber a Cobertura.

E agora que a sobremesa está pronta e antes que eu lhes deseje um...FELIZ DIA DOS NAMORADOS,  eu não poderia deixar passar despercebida essa pérola encontrada aqui mesmo na net...num achado ímpar..Uma tão singela...romântica...poesia, com delicados versos, expressando o grande amor...na recordação dos primeiros momentos românticos desse poeta anônimo...! Sim , minha gente, alguém que extravasou seus sentimentos e não quis deixar sua identidade...Encontrei várias dessas  poesias anônimas, mas nenhuma delas me tocou como essa..Ofereço a vocês, apaixonados, nesse Dia dos Namorados...

Loira...linda...sozinha, sentada no banco de jardim...
Tão bonitinha...Decerto estava esperando alguém.
Todos tinham alguém, só eu não tinha ninguém...
Só eu e aquele anjo que estava tão perto de mim!

Era um dia especial : Era o Dia dos Namorados !
Casais, de mãos dadas, passavam por nós...
os mai afoitos, andavam com os lábios colados !
Somente o anjo e eu, continuávamos a sós!

Tive vergonha, quando notou que eu a admirava!...
Baixei a cabeça, escondendo minha timidez...
mas, num arroubo de coragem, dei um sorriso...

Agora, após um ano, nos beijamos com avidez,
não sou mais aquele que a olhava curioso,
neste dia, nos beijamos de modo ardoroso !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...