"À mulher brasileira que teve no fogão um companheiro de vida : mamães brancas , pretas velhas , escravas , titias gordas , empregadas domésticas , donas-de-casa , maria de muitas dores e poucas alegrias numa profissão que continua emprego , embora seja arte."{Maria Stella Libânio Christo em seu livro 'Fogão de Lenha' , 1977 }.


quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

FOCACCIA ITALIANA





FOCACCIA ITALIANA...que delícia...!!

Oi gente!! Não é que hoje acordei lembrando de FOCACCIA !...Pois é, há uns bons anos, na Gazeta, programa 'Mulheres' vi essa receita e , de imediato fiz em casa...Gostei tanto e o pessoal também, tanto é que tive que repetir a dose...E fui fazendo algumas vezes para saciar a vontade de todos...



Conclusão : comi tanta Focaccia e pensei cá comigo: se continuar assim, vou ficar uma "Dª Redonda da vida"...Era Focaccia no café da manhã...no lanche da tarde...à noitinha, uma tentação! E...quente. ao sair do forno, geladinha...Não tinha hora e nem temperatura...Qué sabê ?...Parei de fazer !


Passado todo esse tempo. de novo me lembrei dela, resolvi fazê-la novamente e postar aqui para vocês.

Ingredientes da massa:
3 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de água em temperatura ambiente
2 colheres (sopa) de azeite de oliva (não use óleo)
1 colher (sopa) rasa de açúcar
1 colher (chá) de sal
2 tabletes de fermento biológico ( para pão) 30g

Modo de preparo:
Medir ou pesar cada ingrediente, colocando em vasilhas separadas, à sua frente.
Peneirar a farinha, depois de  medida. Reservar 1 xícara dela para possível uso, depois. Juntar ao fermento, o açucar e um pouquinho de água. Mexer bem para diluir tudo. Reserve. Numa tijela colocar a farinha restante, o sal, o azeite e o fermento diluído com açucar e água. Vá mexendo com colher e adicionando água aos poucos até unir tudo. Amasse com a mão, sovando e se ainda estiver grudando muito, vai acrescentando a farinha reservada, aos poucos. Cuidado para não deixar a massa dura. Ela deve ficar macia. Quando pronta,envolva em um plástico para crescer. O microondas é um bom lugar para acomodar essa massa. Crescer por 1/2h.
Na assadeira coloque umas 4 ou 5 colheres de azeite e abra a massa com os dedos, misturando com azeite, e esticando em toda a superfície da forma. Crescer mais 1/2h.

OBS: Para essa quantidade de massa a forma (retangular) deve medir 34cm x 22cm, mais ou menos, porque a Focaccia não deve ficar tão fina quanto uma Pizza.

Cobertura:
3 tomates vermelhos e firmes, fatiados
sal grosso à gosto
alecrim à gosto
3 a 4 colheres de queijo parmesão ralado (eu prefiro na parte grossa)

Modo de preparo:
Sobre a massa (após crescer pela 2ª vez) colocar as fatias de tomates, salpicar com o sal grosso, depois o alecrim e por último o parmesão ralado. Forno pré-aquecido a 180º ou  200ºC. Assar por uns 25 minutos aproximadamente.

 OBS: Existem muitas maneiras de rechear a Focaccia, a mais simples é a cobertura só com sal grosso, alecrim e azeite. Outras são mais sotisficadas, com tomates secos, cogumelos, manjericão, mussarela etc... tudo depende de quem faz, cria..... fiquem à vontade para fazer a sua cobertura...


 



...uma massa leve e delicada, simples na essência de seus ingredientes...tudo isso somado à aromas de azeite e alecrim que temperam os frescos tomates, aliados à um bom parmesão...e o sal grosso em forma de pequenos cristais, que vez por outra nos chega ao paladar, como uma explosão de sabores... 


É uma delícia... não deixem de fazer...
Rendimento: 12 porções.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...