"À mulher brasileira que teve no fogão um companheiro de vida : mamães brancas , pretas velhas , escravas , titias gordas , empregadas domésticas , donas-de-casa , maria de muitas dores e poucas alegrias numa profissão que continua emprego , embora seja arte."{Maria Stella Libânio Christo em seu livro 'Fogão de Lenha' , 1977 }.


quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

CREME DE CHUCHU GRATINADO



Bom dia à todos !...Pelo menos nesse momento em que escrevo, está um lindo dia aqui em minha cidade...Piratininga...e, para quem não sabe é a cidade mais próxima de Bauru. E essa não é a sua única qualidade... estar perto de Bauru!...pois ela é, na realidade, uma cidade muito gostosa de se viver...acolhedora...recebe muito bem seus visitantes, enfim, uma cidade pequena com as suas vantagens, aliada ao fato de estar próxima à outra, do porte de Bauru. Quer melhor lugar para se morar ? Às vezes chamam-na de 'Cidade Dormitório'...e não vejo nada de pejorativo nisso. Acho até que é algo a ser somado às qualidades que já tem...E, voltando...como disse, nesses tempos de tanta chuva, temos mais é que agradecer um dia tão bonito como esse que está fazendo.Vamos então, ao que interessa. Nem é preciso dizer que hoje teremos uma leguminosa muito presente na mesa do nosso povo. Pelo menos em minha casa, ela aparece sempre...Advinhe quem é ela ! rsss! ou ele: O 'charmoso' chuchu!...Veja que lindo o seu 'porte'... Rsrs! Essa receita está no meu velho caderninho de receitas, já amarelecido pelo tempo.Quem me ensinou, foi a mãe de minha melhor amiga...minha também amiga, já falecida, Dª Alice...uma pessoa muito querida e muito especial!...A   receita é já conhecida, com certeza, mas, acho que 'vale a pena fazer de novo'. Vamos a ela:


Ingredientes
4 chuchus médios {peso=1300k, aproximadamente}
3 colh.de sopa de farinha de trigo
1 colh. de sopa de margarina
1/2 xícada de leite
1 pacote de queijo ralado {50g} Pode ser ralado na hora...{1/2 xícara}
1 ovo
1 colh. de chá de femento em pó
1 cenoura pequena ralada na parte mais grossa
cheiro verde à gosto
sal à gosto (tome cuidado porque já tem queijo, com sal.}
noz-moscada à gosto , orégano...


Modo de Preparo
Descasque os chuchus, retire as partes brancas e corte em pedaços.
Cozinhar em água com sal até macios. Ainda quente, amassar com um garfo os pedaços. Se quiser use o processador. Espere esfriar para colocar a farinha, daí junte todos os outros ingredientes, mexendo até ficar tudo incorporado.
Untar com margarina um pirex ou outra vasilha que vá ao forno.Forno pré-aquecido a 180 ou 200ºC por 45 minutos, aproximadamente. 



OBS: Essa receita é básica. Mas, pode-se acrescentar sobras de frango desfiado, de carne, azeitonas, seja o que tiver na geladeira. É uma boa maneira de aproveitar sobras , sendo que só vai acrescentar, em sabor.Ela pode ser consumida como um acompanhamento de um almoço trivial ou também, gelada, no lanche da tarde. Eu, particularmente, gosto desse gratinado gelado em qualquer hora do dia. E com esse calor é tudo de bom! Tem um sabor delicado, muito gostoso, difícil quem não goste ! Faça e não se arrependerá!





...esse gratinado, geladinho, com um
um copo de suco de maracujá é um 
lanche perfeito para a sua tarde...   



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...