"À mulher brasileira que teve no fogão um companheiro de vida : mamães brancas , pretas velhas , escravas , titias gordas , empregadas domésticas , donas-de-casa , maria de muitas dores e poucas alegrias numa profissão que continua emprego , embora seja arte."{Maria Stella Libânio Christo em seu livro 'Fogão de Lenha' , 1977 }.


domingo, 19 de junho de 2011

Gratinado de Mandioca com Mortadela!...







E a mortadela, quem diria, tão relegada à segunda categoria, no quesito embutidos, ganha agora ares de mais classe, pelo menos é o que se nota há um tempo já...Sandubas recheados de muitas fatias de mortadela é sensação no Mercadão de São Paulo, ao lado de bolinhos de bacalhau, também nesse mesmo lugar...Mortadela sempre foi sinônimo de breguice....mal gosto, isso sem falar que era  privilégio das classes menos abastadas, preço baixo, enfim...coisa de pobre...A esse respeito tenho uma história para contar...Éramos crianças crescidinhas já, eu e meu irmão, quando nossos pais  nos levaram  para conhecer a praia...o mar...e era de tardezinha quando fomos fazer um lanche numa confeitaria, acho eu...Todos pediram um mixto quente... era "o" lanche da época, um pão de forma com presunto e queijo, bem quentinho...e eu muito convicta do que queria, simplesmente pedi um sanduíche de mortadela...ahhh...meus pais e irmão riram de mim!...' mas...peça outra coisa' diziam eles...e eu firme no meu propósito...nem pensar...comi mortadela mesmo...Isso só para registrar o preconceito contra a já famosa  mortadela...ela era o oposto do presunto...coisa mais 'chic'...de sabor  mais refinado, suave...já a mortadela sempre foi mais bem temperada, bem chegada ao sal, pimenta do reino e eu simplesmente... a-do-ra-va!...eu e um monte de gente né?! rsss Mas...hoje nem tanto...vez por outra ela aparece aqui em casa...o pessoal goossstaaaa!!!...com um pão francês saído do forno, dá um sanduíche 'supimpa' ( essa é bem antiga, hein contemporâneos!!!). E agora  ainda,  temos mortadela defumada!!!...Hummm!...Percebem seu 'status' subindo?!!..rssss.. me desculpem  minha gente...me perdi na mortadela e no tempo...e esqueci que hoje tem... Gratinado de Mandioca com... Mortadela!!...e para quem gosta dela, como eu...achei bem interessante...Essa receita foi retirada do programa Dia a Dia da Band...tô sempre lá...Receita...

Ingredientes do Creme de mandioca

1 k de mandioca cozida e espremida
1 caixa de creme de leite (200g)
2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina + 3 colheres de azeite (opcional)
sal a gosto

Preparo

Num recipiente junte a mandioca, o creme de leite, manteiga, azeite e sal. Misture bem e reserve.




Refogado de Mortadela


1 cebola média picada
alho amassado a gosto
1 colher de manteiga ou margarina + 4 colheres de azeite ou óleo
4 tomates maduros, sem pele e sem sementes, picados
300 g de mortadela cortada em tirinhas
sal, cheiro verde e orégano a gosto

Preparo

Refogue na manteiga ou margarina + azeite( ou óleo) a cebola e alho, acrescente os tomates picados e deixe cozinhar um pouco.Junte a mortadela,  mexa bem, acrescente os temperos, e retire do fogo.(sequência de fotos abaixo)





Cobertura

1/2 xícara de queijo parmesão ralado ou de queijo coalho ralado ou mesmo muçarela

Montagem

Em um pirex comprido espalhe todo o molho de mortadela.Por cima cubra com o creme de mandioca, espalhe bem...E para finalizar o queijo parmesão ou o de coalho farto por cima ou muçarela se tiver...Forno preaquecido bem quente só para dar uma gratinada já que todos os ingredientes estão cozidos.(fotos abaixo)

         



...nas duas últimas fotos...à esquerda já colocado o queijo escolhido...depois já assada...



...batatas palha para guarnecer esse gratinado já pronto...e abaixo sugestão com arroz branco, tomates cereja rapidamente refogados no azeite e orégano...Você vai resistir à tentação? Não resista...Faça...!!!!



Beijosssss....


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...