"À mulher brasileira que teve no fogão um companheiro de vida : mamães brancas , pretas velhas , escravas , titias gordas , empregadas domésticas , donas-de-casa , maria de muitas dores e poucas alegrias numa profissão que continua emprego , embora seja arte."{Maria Stella Libânio Christo em seu livro 'Fogão de Lenha' , 1977 }.


sexta-feira, 1 de abril de 2011

O PRETINHO BÁSICO !...FEIJOADA SUPER LIGHT...






Olá !...Gostam de feijoada como eu gosto? Nós tínhamos uns 10, 11 anos,  eu, e meu irmão, quando ela nos foi apresentada....Meu pai queria que nós a conhecêssemos...Era um prato, meio que novidade naquele tempo, visto não ter ainda a repercussão que tem hoje...Minha mãe, como já disse, não gostava de cozinhar e não sabia também fazer pratos diferentes, razão pela qual meu pai programou  nossa ida a um restaurante de Bauru, chamado Restaurante Lalai, que tinha a melhor feijoada da cidade. E lá fomos nós quatro.O restaurante, considerado chic na época, era muito bem decorado, o ambiente era bastante musical (música antiga tocada em vitrolas da época..).Lembro que foi um 'acontecimento', já que comer fora em 1959 era uma 'festa'...e para um paladar quase que infantil, até que provamos gostar da boa comida, desde cedo...Aquele feijão preto, com sabor de tantas carnes, linguiças, defumados em geral, me conquistou de imediato e marcou bastante todos nós.Depois, minha mãe aprendeu a fazer,  e vez por outra, comíamos,  geralmente no inverno, já que é um prato bem calórico.Mas, hoje, trago para vocês, não a feijoada tradicional, muito gostosa e calórica...e sim,  uma versão de uma feijoada, super light...Sim, é mesmo light, tanto é que não vai nenhum (ou quase nenhum) daqueles vários apetrechos que geralmente dão o toque e o  sabor marcante desse 'prato nacional' que o brasileiro não fica sem...Essa receita eu adquiri num programa do Ronny Von, há uns 10 anos atrás, e nos foi apresentada como no título deste  post...O Pretinho Básico...Uma feijoadinha light...Apesar de ter uma boa aceitação aqui em casa, com certeza, não pretendo de maneira nenhuma compará-la à tradicional, saborosa pelos inúmeros ingredientes nobres (e alguns nem tanto) do porco e também pela elaboração que demanda um tempo bem maior que esta.Vamos conhecê-la...


Ingredientes

1/2 k de feijão preto
1/2 k de carne magra, picada em pedaços. (Assem)
1 cebola grande batidinha
5 dentes de alho ou mais, se preferir
3 folhas de louro ( eu pus mais)
sal a gosto
200g de linguiça calabreza, cortadas
50g de bacon, em cubinhos
nozmoscada a gosto
5 colheres de óleo ou azeite( usei azeite)


Preparo :

Lave bem o feijão e deixe-o de molho por 2 hs. Junte já as folhas de louro.Enquanto isso, cozinhe a carne na pressão com um pouco de sal e água o suficiente para sobrar um pouco dela..Estando macia a carne, junte o feijão com a água que estava de molho e os pedaços de linguiça calabresa.Coser por aproximadamente 30 minutos, ou quando o feijão estiver cozido..Verifique se está no ponto. Refogar no azeite o bacon, até ficar sequinho. Escorrer um pouco dessa gordura e doure a cebola, alho, junte o feijão cozido, a carne e a linguiça. Acrescente a água do cozimento e leve a ferver em fogo não muito forte, para encorpar o caldo.Acerte o sal, junte a nozmoscada.Está pronta a feijoada light..

 Como acompanhamento, uma farofa de farinha de mandioca bem temperada é indispensável...Não pode faltar também uma couve, cortada bem fininha e refogada...e....o nosso arroz branco...Imperdível...!
Aproveitem que essa feijoadinha é leve..Coma com prazer e, sem medo de fazer algum mal...Experimentem!  



Ah ! Ia esquecendo de dizer que laranja é uma fruta sempre benvinda para acompanhar, apesar de que, na feijoada
tradicional ela tem a função de 'cortar ' as gorduras ingeridas...o que não é o caso desta...super light...
mas,  gosto delas junto com a feijoadinha light também....Beijosss.   


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...