"À mulher brasileira que teve no fogão um companheiro de vida : mamães brancas , pretas velhas , escravas , titias gordas , empregadas domésticas , donas-de-casa , maria de muitas dores e poucas alegrias numa profissão que continua emprego , embora seja arte."{Maria Stella Libânio Christo em seu livro 'Fogão de Lenha' , 1977 }.


domingo, 15 de maio de 2011

Uma Sopa Bem Quentinha...!!!.......







 Gente...! Que chuva seguida de vento acometeu a nossa pacata cidade, nessa tarde de domingo...E deu aquela esfriada! Pensando nisso, e já que estava cozinhando um lagarto que será postado amanhã....Aguardem...Lagarto Gelado com Katchup...! Uma lagarto super gostoso e um tanto diferente!
Então, estando  a carne já cozida e como sobrou um caldo cheiroso...que seria desprezado na receita, resolvi fazer com ele...uma sopinha!...E aí está ela...fumegante e saborosíssima... A base do caldo, sem dúvida já era um bom começo...Foi uma sopa meio improvisada, portanto, não estranhem ! Fiz assim...

Ingredientes

Azeite ou óleo
1 cebola média ralada
2 colheres de farinha de trigo
1 l de caldo de carne (no caso foi do lagarto, mas poderia ser também com caldo comprado)
5 ou 6 colheres de farinha de milho num pouco de água
2 colheres de um bom parmesão ralado
cheiro verde bem picadinho

Preparo

O caldo já pronto, quente e reservado. Numa frigideira coloquei azeite o suficiente para dourar a cebola. Juntei 1 colher de farinha nessa cebola e continuei a dourá-la....até bem fritinha.Com uma concha coloquei um pouquinho do caldo de carne e fui mexendo para diluir bem.Usei 1/2 xícara de caldo só , até então...Coloquei a outra colher de farinha, sempre mexendo e mais caldo aos poucos para não empelotar.E fui acrescentando o caldo até terminar...Como percebi que a sopa ficou um pouco rala,  numa vasilha à parte somei a farinha de milho com um pouco de água e acresci à sopa sempre mexendo Para incrementar mais, resolvi bater um ovo e juntar também.Fervendo a sopa, coloquei o parmesão ralado e finalizei, salpicando cheiro verde por toda ela...Perceberam a situação..? Foi acontecendo...E...estava pronta..!Exalando um cheirinho que quem entrou em casa, logo falou...'Que delícia !...O que é que você está fazendo..?'...No que respondi...'Uma sopinha..!!!!!Vamos tomá-la...Entre...que já se faz tarde!!!!!!'...



Foi uma das sopas mais gostosas que comi...Sem falsa modéstia!...rsss E como não costumo fazer muitas coisas de improviso, até que me dei bem....prova disto foi o 'Bem' e a Nilde darem o sinal de aprovação!!!!
E todos tomaram sopa...!Bem quentinha...nesse 'friozinho' que nos pegou de surpresa...!Beijosss.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...