"À mulher brasileira que teve no fogão um companheiro de vida : mamães brancas , pretas velhas , escravas , titias gordas , empregadas domésticas , donas-de-casa , maria de muitas dores e poucas alegrias numa profissão que continua emprego , embora seja arte."{Maria Stella Libânio Christo em seu livro 'Fogão de Lenha' , 1977 }.


sexta-feira, 8 de abril de 2011

SALADA DE ENDÍVIA, DAMASCOS, E...OUTROS SABORES...





Há anos quis conhecer e experimentar endívias, numa receita apresentada por um 'expert' da gastronomia em 1980, chef  Roberto Ravioli, ainda hoje em atividade...Endívias ao Presunto Cru e Brie, Gratinados...! Um luxo!...Consegui achar as endívias num Supermercado em Bauru, com muito custo,  comprei o presunto parma e o queijo brie...Gente...Ficou uma delícia...diferente, um fino prato...Mas, essa receita prometo à vocês num outro 'post', pois agora estou na fase das saladas...então,  minha receita será uma salada muito, mas muito mesmo 'da hora', usando endívias.. Nada foi medido...fui fazendo...colorindo e agregando sabores mas, realçando mais a endívia,  o damasco e o creme que acompanha no potinho...os demais ingredientes, fui parcimoniosa, uma pitada deste ou daquele...já que eram mais fortes, anchovas, pedacinhos...alcaparras, uma lá outra cá...Fui compondo a meu 'bel prazer' e saiu do jeitinho que eu queria...O prato ficou lindo. não acham?E quando coloquei na mesa após já ter fotografado, foi um ÓÓÓhhhhh!!!! geral. E como se come também com os olhos...já viram né...começamos pela salada e terminamos com ela também... Não sobrou nem um tiquinho.  
Pegávamos as endívias como barquinhas e com um faquinha de aperitivos juntávamos nacos de creme de queijo, temperados com orégano, azeite,  aceto e... nhoc!..e nhoc...até acabar tudinho..rsrss.Dá uma olhada na composição :

  Ingredientes
  • folhas de endívias( cortei o fundo delas e desfolhei )
  • de 12 a 15 damascos
  • algumas alcaparras
  • cubinhos de pimentão amarelo, poucos
  • alguns filés de anchovas(pedaços)
  • queijo tipo cottage (4 colheres) 
  • orégano, azeite extra virgem, aceto balsâmico a gosto
  • gergelim preto, só salpicado por cima




OBS :
Você pode também, fazer um vinagrete com bastante azeite, salsinha e deixar do lado, para quem aprecia esse molho...ou se servir dos dois ao mesmo tempo.É divertido fazer essa salada...à medida que você vai colorindo, sentindo os aromas dos temperos, a boca enche de água...Beijosss.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...