"À mulher brasileira que teve no fogão um companheiro de vida : mamães brancas , pretas velhas , escravas , titias gordas , empregadas domésticas , donas-de-casa , maria de muitas dores e poucas alegrias numa profissão que continua emprego , embora seja arte."{Maria Stella Libânio Christo em seu livro 'Fogão de Lenha' , 1977 }.


quinta-feira, 21 de abril de 2011

TORTA MOUSSE DE CHOCOLATE E MARACUJÁ !!!...








FELIZ PÁSCOA!!!...Em toda essa semana que estamos vivendo, a celebração dos cristãos em torno da morte e ressurreição de Cristo está acontecendo...não podemos nos esquecer que não é só na Páscoa que  esses valores devem ser respeitados!...O Amor...Fraternidade...Humildade, devem permanecer em nossos corações...devemos levar conosco vida afora!... E,  para todo o sempre,  a certeza da Páscoa...'passagem'...pessach..ressurreição...Vida!...Mas, aproveitemos também a confraternização que o momento espera de nós, pois nada impede uma comemoração, geralmente em família, regadas sempre com mesa farta, bacalhau e sobremesas à base de chocolate.Sendo assim, separei para vocês uma receita muito gostosa, TORTA MOUSSE DE CHOCOLATE E MARACUJÁ...minha preferida em se tratando de maracujá,  a qual me desdobrei para descobrir seus ingredientes certos por meses, visto ter um sabor para mim diferente das outras experimentadas em outras confeitarias de Bauru...Mas, teimosa como sou não desanimei e...finalmente obtive o resultado esperado para minha própria satisfação...E é essa receita que repasso para vocês...É uma torta facilmente encontrada em confeitarias, mas para mim é diferente e única, pelas razões que narrei...Uma torta digna de um Domingo de Páscoa !...Façam...


Acessório:

1 forma redonda de 28cm de diâmetro.Colocar um plástico no fundo e que suba as laterais, caindo para fora.Isso é para facilitar a remoção dela depois de pronta.

Ingredientes:

1 pão de ló ou bolo de chocolate de sua preferência.Cortar em pedaços bem finos, menos que 1cm e ir acomodando no fundo da forma, cobrindo os espaços.Reservar.

Mousse de Chocolate:

300g de chocolate meio-amargo, picados grosseiramente
200g de creme de leite (1 caixa)
200g de chantilly gelado (usei o chanty mix da Amélia) (1 caixa)
1 colher (sopa) rasa de gelatina incolor e sem sabor
3 colheres de água para hidratar a gelatina
Rum ou essência de rum a gosto
Essência de baunilha a gosto

Preparo :

Colocar todos os ingredientes à sua frente, menos o chantilly que deve ficar na geladeira e depois ir para o freezer por umas 2 ou 3h, aproximadamente, quando então será batido na batedeira ou com o fuê, tipo de batedor de arame.Bater até bem firme e levar à geladeira.Reservar.
Hidratar a gelatina sem sabor em água por uns segundos e levar ao micro por 15 segundos em PM (potência média) ou até dissolver por completo.Mexer bem e reservar.
Derreter o chocolate no microondas em PM (potência média) a cada 30 segundos, mexendo sempre que sái do micro até derreter todo.Cuide para não passar do ponto, e se surgir algum pedacinho no final, diminua o tempo para 15 segundos.Esfriar um pouco.Juntar o creme de leite mexendo sempre até homogeneizar.Aos poucos ir acrescentando as colheradas de chantilly, revolvendo até incorporar e assim ir juntando devagar até misturar tudo.Conte com a ajuda de alguém para, lentamente,  ir despejando a gelatina já diluída,  enquanto você vai rapidamente mexendo para não criar grumos.Você misturando rápido enquanto o restante dela for despejado.Cuidado , esse passo é importante.Depois é só acrescentar o rum ou a essência e a baunilha, não deixando de mexer logo.Colocar essa mousse em cima do bolo de chocolate, cortado em camada bem fina.
Levar à geladeira para firmar.


Mousse de Maracujá:

2 caixas de gelatina de maracujá (uso só da Oetker)
250 ml de água fervente para dissolver a gelatina (usar o copo medidor)
1 caixa de creme de leite (200g)
1 caixa de chantilly gelado (usei o chanty mix da Amélia) 200g
 6 colheres de leite condensado
1/2 copo de suco de maracujá

Preparo:

Ao bater o chantilly, ele já deveria estar na geladeira por várias horas , ou de 1 dia para o outro e daí para o freezer por 2h aproximadamente.Gelado, bater na batedeira ou no fuê, batedor de arame, até que se torne bem firme.Levar à geladeira.
Diluir as gelatinas na água fervente e mudar para uma outra vasilha.Reservar enquanto esfria um pouco.Numa tijela grande colocar o creme de leite, o leite condensado, o suco de maracujá, mexendo com uma colher de pau o bastante para unir tudo.Junte à essa mistura a gelatina dissolvida, sempre mexendo e aos poucos o chantilly deve ser adicionado, às colheradas, e a cada adição uma mexida para incorporar lentamente todos os ingredientes.Pronta a mousse de maracujá, despejá-la por cima da mousse de chocolate, que já deve ter firmado na geladeira.Espalhe bem com uma colher e volte à geladeira.          


Cobertura de Maracujá:

Em uma panela juntar a polpa de 1 maracujá grande, mais 1/2 copo de suco de maracujá, mais 1 copo e meio de açúcar cristal. Ferver um pouco até que essa calda comece a engrossar só um pouquinho.Desligar o fogo e passar pela peneira, separando o suco do maracujá das sementes.Esfriar essa calda.Ela não deve ficar depois de fria, muito espessa...Apenas um tipo de geléia, fácil de espalhar.Uma outra opção é usar menos açúcar, deixando de ser uma calda e engrossar com um pouco de maizena.Eu optei por uma calda rala.Colocar na geladeira.

Montagem:

Levar a torta para o freezer por umas 3 a 4 hs, afim de ficar firme e fácil de retirar da forma.Com cuidado, puxar o plástico para fora da forma, ir retirando o plástico e colocando a torta no local em que ela ficará.Com uma colher jogar a calda em cima da mousse, tendo o cuidado de não deixar escorrer pelas laterais...ou deixar, sim,  escorrer para dar um visual mais natural e também decorativo.Coloque as sementes em vários pontos da torta. Está pronta!...Viu...? Não é difícil !...Mas, são duas mousses!...E, o dia...merece!...E outro detalhe : essa receita é dobrada...! E seu rendimento é de 30 a 32 pedaços!...
Então...você deve ou não,  fazer essa super TORTA MOUSSE, para o seu domingo de PÁSCOA!!!...
Colega !...Não vacile!!!!...e mãos à obra!...


Duas observações que julgo importante compartilhar com vocês...


OBS 1 : A forma usada por mim foi quadrada e teve as seguintes medidas: 20cm x 20cm x6cm ( altura).

OBS 2 : Falei no início sobre a persistência minha...a busca por um sabor que encontrei em uma confeitaria em Bauru...na Mousse de Maracujá...Era um sabor dessa  fruta muito mais... diria, 'perfumado'!...Ficava no paladar um sabor que não encontrava em outras...Gostei tanto, que passei a 'perseguir' rss...esse sabor...Até cheguei a conversar com o proprietário dela perguntando...ingênua eu, hein?...qual ingrediente, exatamente, que conferia um sabor diferenciado de outras que também experimentava, para o maracujá...Ele respondeu dizendo mais ou menos sobre um ingrediente que seria o diferencial...Acreditei...e comprei um gel de maracujá, pensando ter resolvido 'meu problema'...Mas, qual !!!!!...Não era o que procurava...então 'fui à luta' sozinha mesmo...e ia experimentando...ora a polpa do maracujá...ora o suco de outras marcas...e nada...Pesquisei na net também, e as receitas eram sempre, in-fa-li-vel-men-te,  feitas com o suco Maguary ou a própria polpa do maracujá. Negativo, pensei. Até...que...um belo dia...Ahhhh...! e  foi mesmo...num belo dia, quando trouxe para casa algumas caixas de gelatina de maracujá,  de diferentes marcas,  para comermos nesse verão bem tropical...e ao comer  uma delas...EUREKA!!!!!!!!....não é que achara o sabor tão esperado com aquele 'perfume' ...!! Gritei  para a minha secretária Ni...!?!...Niiiiiiiiiiiiiiii !!!????...'Achei o sabor que procurava!!!!!...'Me fala qual marca é essa gelatina...' e assim descobri que 'aquele' sabor, tão exaustivamente 'peserseguido' era de uma gelatina da marca Oetker!! História comprida, hein gente...mas queria compartilhar com vocês minha descoberta!...Daí para a 'confecção' da receita...demandou mais um tempo...quanto de água para cada caixa de gelatina Oetker que desse a textura de uma mousse!...e o sabor mais forte que queria do maracujá...Fui testando...e, aí está a receita...ouso dizer...a única que usa gelatina de Maracujá  como um dos ingredientes...e claro com chantilly, e não com claras de ovo. Mas, precisei também de um pouco do suco maguary e outros ingredientes mais para chegar ao sabor que buscava... Valeu, viu pessoal...?      



Aí está a Torta Mousse de Chocolate e Maracujá....do jeitinho que imaginei...Essa sobremesa deveria ter chocolate já que a Páscoa pede o chocolate, seja nos ovos... nas colombas...nas 'festanças' enfim...E...sem jamais esquecer esse espírito de Amor e Fraternidade que o momento exige...Beijos...e, novamente...
FELIZ PÁSCOA PARA TODOS!!!....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...