"À mulher brasileira que teve no fogão um companheiro de vida : mamães brancas , pretas velhas , escravas , titias gordas , empregadas domésticas , donas-de-casa , maria de muitas dores e poucas alegrias numa profissão que continua emprego , embora seja arte."{Maria Stella Libânio Christo em seu livro 'Fogão de Lenha' , 1977 }.


terça-feira, 17 de maio de 2011

Bolo Capuccino...






Olá...! Estava faltando um bolo bem fofo nesse blog, não? Eu senti isso...e mais que depressa corri para meu refúgio, entenda-se cozinha...e, pesquisando cá e lá me entendi com o Edu Guedes e fizemos uma 'parceria'...rsss. Ele entrou com a receita...e eu entrei com o meu Preparo...Claro, né gente, o meu modo de fazer esse bolo era mais garantido...a órdem que sigo, tenho mais confiança...O Edu...rapidinho...sem bater muito fez o bolo dele...e eu fiz o meu, do meu jeito...batendo bastante...é lógico que ele não dispõe do tempo que eu disponho...Mas, ao escolher qual tipo de bolo eu escolheria...sabia que queria um bolo para tomar com café...ou com um capuccino...e...é isso!!!! Bolo Capuccino...é esse mesmo ...Há tempos eu queria experimentar...Chegou a hora dele...Pois, pois...como diriam nossos irmãos portugueses...A receita...


Ingredientes : (1 xícara = 240 ml )


3 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
2 xícaras, rasas de açúcar
3 ovos (separar as gemas das claras)
1 xícara de leite
2 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de chocolate em pó
1/2 xícara de café solúvel
1 colher  (sobremesa) de canela
2 colheres (sopa) de leite em pó
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
3 claras em neve
pitada de sal


Preparo


Untar uma forma redonda, de fundo falso, medindo 22 cm x 6 cm,  polvilhando com farinha.Reservar.
Manter os ovos, leite e margarina em temperatura ambiente.
Medir ou pesar todos os ingredientes e colocar à sua frente.Peneirar todos os ingredientes secos (farinha, chocolate, café, canela, leite em pó,e fermento) , misturando todos eles numa só vasilha.Reservar.
Bater na batedeira, ou fuê ou colher de pau...a margarina, até bem clara.Junte à ela o açúcar continuando a bater até que se dissolva o açúcar.Logo acrescente as gemas uma a uma, batendo sempre.Vá juntando os ingredientes secos intercalando com o leite, sempre unindo tudo.Nesse momento ligar o forno em temperatura de 180° C. À parte bater as claras em neve com a pitada de sal, em picos firmes.Se estiver usando a batedeira, desligue e vá colocando as claras em neve aos poucos...somente revolvendo a massa em movimentos leves e ir acrescentando até acabar.Despejar essa massa na forma reservada e levar ao forno por 35 a 40 minutos ou fazendo o teste do palito....se sair limpo está assado o bolo.Desligue e deixe uns minutos dentro do forno com a porta aberta.Desenforme no lugar escolhido, peneire açúcar de confeiteiro por cima...e...o sacrifício de comê-lo..



Mas, que bolo fofo...não canso de dizer...Uma massa leve, mudei um pouco a receita do Edu Guedes também...rsss Gente!..esse foi o 2º Bolo Capuccino  que fiz hoje...acreditam..? Pois é...não contente com a maciez dele...andei dando umas modificadas...e saiu esse que vocês estão vendo...Valeu...viu? Experimentem!...Aproveitem esse friozinho!...e' mandem ver...'Beijoss.







Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...