"À mulher brasileira que teve no fogão um companheiro de vida : mamães brancas , pretas velhas , escravas , titias gordas , empregadas domésticas , donas-de-casa , maria de muitas dores e poucas alegrias numa profissão que continua emprego , embora seja arte."{Maria Stella Libânio Christo em seu livro 'Fogão de Lenha' , 1977 }.


quarta-feira, 20 de abril de 2011

PÃO DE PÁSCOA COM DAMASCO e...recheio de Maçãs !...


Olá, pessoal...Estamos há uns dias da Páscoa, quando celebraremos a maior e a mais importante festa da Cristandade.E, não poderia deixar em branco essa data, sem antes falarmos do significado dessa palavra... para entendermos melhor esse momento tão importante para os cristãos.Segundo o site Wikipédia, lemos que Páscoa...do hebraico Pessach, significa 'passagem'...É um evento religioso cristão, normalmente considerado pelas igrejas ligadas a esta corrente religiosa como a maior e a mais importante festa da Cristandade.Na Páscoa, os cristãos celebram alegremente a Ressurreição do Senhor, depois de sua morte na cruz...'passagem' da morte para a vida.Os eventos da Páscoa teriam ocorrido durante o Pessach, data em que os judeus comemoram a libertação e fuga de seu povo escravizado no Egito...Vemos aí uma ligação entre a Páscoa cristã e a festa judáica,  pelo sentido simbólico de 'passagem'... Conclui-se que muitos costumes ligados ao período pascal originaram-se dos festivais pagãos da primavera...ou também do Pessach, a 'passagem'... da escravidão para a liberdade dos judeus...Temos também na Páscoa a associação com a imagem do coelho, símbolo da fertilidade, que por sua vez representa a Vida e...Nascimento! E o ovo...símbolo universal do RENASCIMENTO...que os cristãos usam para representar o renascimento da fé...
Tudo interligado...Páscoa...Pessach... 'passagem'...Ou seja : LIBERTAÇÃO...RENASCIMENTO...VIDA!...
E isso ...é a PÁSCOA!! ALEGRIA!...VIDA!...o que não impede as comemorações, geralmente em família, regadas sempre com mesa farta, bacalhau e sobremesas à base de chocolate...ovos, colombas pascais...E por falar nisso, trago uma receita de Pão de Páscoa com Damascos recheadas com maçãs,  de uma revista de CLÁUDIA COZINHA antiga já...Vamos à receita ?

Ingredientes : Massa
  1. 2 tabletes de fermento biológico fresco esmigalhado(30g)
  2. 4 1/2  xícaras de farinha de trigo aproximadamente
  3. 1  xícara de leite (240ml)
  4. 3 gemas
  5. 3 colheres rasas (sopa) de manteiga ou margarina
  6. 3 a 4 colheres(sopa) de açúcar
  7. 1 pitada de sal
Recheio:
  1. 3 maçãs sem casca e sementes, picadas(maçãs tipo gala- 350g, mais ou menos)
  2. 3 colheres(sopa) de margarina ou manteiga
  3. 1 colher de chá de canela
  4. 1/2 colher( chá) de nozmoscada ralada
  5. 2 colheres (sopa) de açúcar
  6. 1 colher(chá) de raspas de limão 
  7. 1 colher (sopa) de farinha de trigo
  8. 1/4 de xícara de água
  9. 1 colher (sopa) de suco de limão
  10. 12 damascos secos (no topo dos pãezinhos)
( Forma de 29 cm de diâmetro untada com margarina, forrada com papel manteiga no fundo, untada novamente sobre o papel e os lados da forma.Reserve.) 

Preparo :  Massa :
Coloque todos os ingredientes pesados ou medidos à sua frente.Vá juntando o fermento, o leite, desmanchando com a colher, as gemas o açúcar, margarina, sal e juntando a farinha aos poucos , mexendo e amassando como um pão, à medida que a farinha seja acrescentada.O ponto deve ser quando a massa  ainda 'pega' nas mãos.Não deixe a massa dura...deve ser maleável.Em um recipiente enfarinhado coloque a massa para crescer, coberta com um plástico e guardada no forno convencional ou no micro.Deixe crescer uma 1/2 h, mais ou menos ou até dobrar o volume.Divida essa massa em 12 partes.Serão 12 pãezinhos.Faça com cada pedaço uma bolinha.Abra cada bolinha deixando uma cavidade para o recheioNo centro de cada bolinha ponha 2 colheres de chá do recheio reservado.Feche a cavidade.Disponha as bolinhas já recheadas uma ao lado da outra, na forma (foto).Pincele com margarina ou manteiga e decore com o damasco.Deixe descansar até não sobrar espaço entre elas (foto).Asse por 40 minutos em forno pré-aquecido a 180 g C,  ou até dourar.Retire do forno.


Preparo : Recheio
Numa tigela misture todos os ingredientes do recheio e reserve.









Os pãezinhos começando a crescer...Depois já assados...










Aí está pessoal...O pão como elemento de grande simbolismo na Ceia do Senhor, juntamente com o fruto da videira...Escolhi esse post justamente por estarmos na semana que celebra toda uma história cristã de morte e ressurreição de Jesus Cristo...Uma Feliz Páscoa para todos vocês!!!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...