"À mulher brasileira que teve no fogão um companheiro de vida : mamães brancas , pretas velhas , escravas , titias gordas , empregadas domésticas , donas-de-casa , maria de muitas dores e poucas alegrias numa profissão que continua emprego , embora seja arte."{Maria Stella Libânio Christo em seu livro 'Fogão de Lenha' , 1977 }.


segunda-feira, 16 de maio de 2011

Canelone Recheado com Peito de Frango e Creme de leite...






Olá pessoal..! Continuando com essa onda de friozinho que chegou, vamos aproveitar e saborear pratos mais encorpados...quentes...E nada melhor que uma massa....um canelone!...saído do forno, fumegante para as nossas mesas...Ele leva um recheio de peito de frango, bem temperado, pedacinhos de nozes e creme de leite...E coberto com um farto molho  'al sugo'...tomates bem vermelhos e firmes feitos no capricho...uma receita bem artesanal, como a das 'mamas'...E para os amantes do vinho, uma ótima oportunidade para abrir uma garrafa, tinto e seco,  com certeza mais apropriado para acompanhar uma massa como essa...Ou porque não,  um vinho tinto suave, que agrada mais a esta mulher que vos fala... rsss.
Vamos à receita...

Ingredientes

1 pacote de massa fresca de lasanha (500g). Esse pacote contém 24 tiras de massa.

Recheio 

3 peitos de frango, cozidos e desfiados
sal, folhas de louro
óleo ou azeite
1 cebola grande batidinha, alho socado
tempero com sal grosso e alecrim
nozmoscada ralada
cheiro verde
2 caixas de creme de leite (400g)
nozes picadas grosseiramente a gosto

Molho de Tomates

Ingredientes

11/2 k de tomates maduros e firmes, aproximadamente 10 tomates grandes( uso também latas de tomates pelados,  ao molho de tomates -1 lata=230g.Nesse caso usaria 2 latas...esse molho não é molho pronto, somente tomates pelados, que numa emergência é o único que uso)
óleo
alho espremido
cebola batidinha
5 colheres de katchup( ou a gosto)
1 tablete de caldo de galinha (opcional)
sal, orégano

Preparo : Recheio

Inicio preparando em 1º lugar o Recheio dos Canelones.Cozinhar os peitos de frango com água, sal e folhas de louro.Coloque água o suficiente para cozer os peitos e não sobrar quase caldo.Esfrio e desfio.( eu costumo fazer esse procedimento um dia antes.E dia seguinte, desfio e prossigo a receita).Numa panela, o óleo, a cebola , alho, e o tempero do sal grosso com alecrim.Cuidado com o sal nesse momento.Douro um pouco e junto os peitos de frango, refogando...acrescento nozmoscada ralada...enfim,  use os temperos que gostar mais...é importante temperar bem esses peitos porque depois será acrescentado o creme de leite, que dará cremosidade a esse recheio,  mas pode deixá-lo sem um bom sabor, então capriche nos temperos. Junte as nozes, dá uma misturada e desligue o fogo, junte o cheiro verde e coloque em outra vasilha para esfriar um pouco e receber o  creme de leite.Nesse momento corrija o sal, já com o creme de leite.Reserve.


Preparo : Massa


Comece preparando o lugar em que as tiras de massa serão colocadas.Pegue 4 panos de prato e estenda sobre a mesa.
Cozer a massa segundo as instruções do fabricante( no caso 2 litros de água com uma colher de sal e um fio de óleo).Deixar as tiras de massa já separadas dos plásticos que vem embaladas.E estando a água fervendo, vá colocando uma a uma, não demorando muito... e conte exatamente 4 minutos depois de todas postas na água.É rápido porque a massa já é precozida Retire imediatamente e escorra no escorredor de macarrão.Jogue água fria e logo vai retirando uma a uma para depositar no pano de prato estendido... Esse momento é importante para a massa não grudar uma nas outras , o que é comum acontecer.E também não rasga a massa.Deixe a massa aí enquanto faz o Molho de Tomates.


Preparo : Molho de Tomates

Retire a pele dos tomates, corte ao meio e aperte para sair as sementes.Bata esses tomates no liquidificador.Reserve. Em uma panela, o óleo, a cebola, alho e demais temperos,  refogue bem e acrescente o suco dos tomates.Se quiser acrescente o caldo de galinha. Vá apurando e acrescentando o katchup, para tirar a acidez dos tomates, corrigindo o sal e quando já pronto juntar um punhado de orégano.Reserve.


Montagem

Tudo preparado...as massas estendidas...o recheio...o molho de tomates
Num refratário coloque uma base de Molho de Tomates...



 A seguir enrolando as tiras de massa com o recheio...e dispondo no refratário...




Aqui, os canelones dispostos em duas fileiras (6 canelones em cada fileira) com o molho de tomates e o parmesão farto para finalizar...antes de ir ao forno...   



                                      Os Canelones já assados e prontos para irem à mesa...

OBS : Eu fiz só metade dessa receita de Canelone...metade do Recheio e metade do Molho de Tomates     ..ao todo 12 canelones com rendimento para 3 a 4 pessoas...
Usei, portanto, 1/2 pacote de Massa de Lasanha...Se fizer a receita toda...24 canelones o rendimento é de 6 a 8 pessoas...



Abaixo os canelones que podem ser servidos como um prato único...ou acompanhado por uma salada verde...Há quem goste de saborear esse prato com arroz branco... pois o recheio já tem carne de frango...Acho um pouco estranho, enfim..




Faça como você gosta....acompanhando de acordo com seu paladar...e de sua família...Só não se esqueça do vinho e...Aproveite!...Brinde a vida!...Beijosss.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...