"À mulher brasileira que teve no fogão um companheiro de vida : mamães brancas , pretas velhas , escravas , titias gordas , empregadas domésticas , donas-de-casa , maria de muitas dores e poucas alegrias numa profissão que continua emprego , embora seja arte."{Maria Stella Libânio Christo em seu livro 'Fogão de Lenha' , 1977 }.


domingo, 5 de fevereiro de 2012

Bolo de Laranjas e a Visita das Primas..!!!

Olá !!! Hoje um bolaço !!!! de laranjas...!!! Os cítricos que todos amam, realmente, uma unanimidade...Eu e tantos, amamos !!!!!..Pois é, nesse meu atual momento concluo que 'bolaço' mesmo são esses bolos, simples de laranja, limão, maracujá, abacaxi...os cítricos mesmos, mais conhecidos e apreciados...com sabor bem acentuado da fruta em questão...bem ao meu gosto !!..Resolvi fazer esse bolo, primeiro, porque realmente amo esse bolo...e também porque queria convidar minhas primas Helena e Lúcia para à moda antiga, passarmos uma tarde conversando, trocando idéias, receitas também, claro !!!, pondo em dia as novidades da família, enfim...momentos de muito prazer e descontração,  já que apesar de morarmos na mesma cidade, nossa pequena e acolhedora Piratininga, não nos vemos muito antes do Natal, coisa de uns quatro meses, creio... e isso não pode acontecer, não ! Temos que preservar as nossas origens, os costumes de nossas famílias que ao se reunirem com certa frequência, entre bolos simples mas gostosos...um bule de café feito na hora, deixavam a conversa 'rolar' sem a preocupação com as horas...Desta feita marcamos e deu certo...Falamos mais que a boca...! Rssssss...e cada uma querendo contar uma coisa...Conclusão!...Muitos assuntos abertos na ânsia de falarmos as três ao mesmo tempo...assuntos abertos, mas não concluídos, claro !...e outros tantos, que conseguimos chegar até ao final...(o mais certo, entre pessoas civilizadas...e com certo grau de educação... calma...serenidade...kkkkk)...Enfim, foi tudo muito gostoso...Tenho certeza que para elas também foi...Falta agora, apenas...ao telefone, checar com cada uma ( a curiosidade impera !!!!) sobre o que teria acontecido com aquela história que alguém com certo entusiasmo começou a contar e ficou "jogada às traças"...porque a outra 'atravessou' e ficou esquecida !!??!...rsssssss PÓDEEEEEeeeeeeeeeee !!!!????...Se PÓOOOODEeeeeeee...!!!!!...Tanto que também eu, devo explicações de um caso sem um fim, como é natural nas histórias..."causos", concordam..???!!!?
Só rindo mesmo !!!! e foi o que fizemos ao nos despedir com certa pressa , no adiantado das horas...esquecidas que foram mesmo !!!!...Mas, com promessa de novo encontro, em outra casa...no dia que der certo...pois marcar com antecedência poderia ser o mesmo que esperar por mais quatro meses !!! Será..???...Mas, não acredito!...afinal, já estávamos esquecidas do quanto é bom conversar com essa descontração, resultando em tantos risos...como é bom rir !!!..De repente, a gente no corre-corre da vida, se esquece dessa delícia que é rir !!! E eu não canso de dizer..."afinal, a felicidade é tão pouco...!" Mas, vamos lá, ao BOLO  DE LARANJAS...!

Ingredientes
(1 xícara padrão = 240 ml...ver foto ao lado)


4 ovos (separar as gemas das claras)
3 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
1 1/2 xícara (chá) de açúcar
raspas de 4 laranjas (colocar no final, junto com as claras)
1/2 xícara (chá) de suco de laranja ( reserve as demais laranjas para umedecer o bolo quente)
1/2 xícara (chá) de óleo( de milho, canola etc)
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de amido de milho
1 colher (sopa) de fermento em pó
claras em neve
pitada de sal

OBS : Antes da preparação, queria explicar essa questão de xícaras medidoras... É muito importante ter essas medidas certas. Coloquei a foto aí para ilustrar o tamanho de uma xícara padrão...( 1 xícara = 240 ml) A azul, um conjunto que ganhei e faço muito uso dele...a xícara padrão e suas frações...1/2 xícara...1/4 de xícara...etc, depois 1 xícara de louça de tamanho padrão também. Resta também outra opção que é o copo medidor...vem com medidas de xícaras...farinha...açúcar etc...Parece não ser importante, mas é...Procure ter sempre uma xícara padrão para essas ocasiões..Você verá que sua receita sairá mais perfeita ainda...

Preparação para fazer o bolo...
Deixar em temperatura ambiente os ovos, a manteiga.Caso resolva fazer o bolo em cima da hora...tem o recurso de colocar os ovos em  água mais que morna, enquanto prepara os outros ingredientes.A manteiga  ou margarina você coloca por segundos no microondas e resolve também.

Medir cada ingrediente e colocá-los em recipientes á sua frente. Misturar em uma mesma vasilha o suco de laranjas + óleo. 

Peneirar os ingredientes secos (farinha + amido + fermento) umas 2 a 3 vezes, misturando bem.

Preparar a forma que será usada...no caso uma forma de buraco no meio com 22 cm de diâmetro x 10 cm de altura, que é pra ficar um bolo alto, bonito...Untar com margarina, toda ela...e enfarinhá-la.Reserve.

Batendo o bolo...
Na batedeira as gemas + manteiga + açúcar, batendo por 10 minutos até que o açúcar se dissolva por completo.

Diminuir a velocidade da batedeira (evitando sujar de farinha...) e ir intercalando os ingredientes secos com o suco + óleo, batendo até que a massa fique bem misturada. Reserve, enquanto bate as claras...

Batendo as claras em neve, em picos firmes com pitadinha de sal (opcional).

Por fim, juntar à massa reservada,  as raspas de laranjas e colheradas dessas claras (fotos abaixo),  mexendo de baixo para cima até que a massa absorva essas claras e as raspas, novamente pegando maiores porções de claras e assim sucessivamente até tudo misturado. Bolo na forma preparada e forno pré-aquecido a 180g C,  fazendo o teste do palito...saindo seco esta pronto o bolo.
apenas 2 etapas da receita para ilustrar...a 1ª foto, as raspas de 4 laranjas...depois a massa do bolo recebendo as claras em neve e as raspas das laranjas...daí, revolvendo com cuidado, de baixo pra cima até se misturar tudo...pronta a massa...Bolo assado...
A seguir jogue sobre o bolo pronto e ainda quente (foto acima) um copo de suco de laranjas + 1 colher de manteiga ou margarina, que você dilui amornando um pouco no micro ou em panela mesmo...Deixe esfriar para desenformar em um prato escolhido (abaixo) e fazer a cobertura seguinte...Essa parte deixa o bolo com certa umidade e sabor marcante de laranja...muito bom !!!!
Cobertura  
1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro (ou de refinado mesmo, batido no liquidificador...fica igual)
3 colheres (sopa) de suco de laranjas (usei o suco de laranja maguary por ser mais forte seu sabor...)
1 colher de água quente

Preparo
Misture tudo...fica uma pasta cremosa, meio amarelada, pelo fato de ser suco da maguary...como eu queria...Com a colher vá despejando por cima do bolo em toda a sua volta...Para finalizar, as raspas ou tirinhas de laranjas, que dá uma sabor extra da laranja e também, ajuda a definir o bolo como sendo de laranjas...Precisa ?...
Promessa feita pra mim mesma e cumprida com grande sucesso...tanto o bolo, que amo de paixão !!! como a reunião com as primas !!!!...Demais ! Uma tarde inesquecível e cheia de gargalhadas...!!!! Tem coisa mais gostosa que rir a valer e comer um 'bolaço' desses ? Quem passou por ali deve ter se assustado com o 'conversê' e o burburinho...! parecia haver muito mais gente na sala do que três primas...que não se encontravam há quatro longos meses...!!!! Beijosssss.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...