"À mulher brasileira que teve no fogão um companheiro de vida : mamães brancas , pretas velhas , escravas , titias gordas , empregadas domésticas , donas-de-casa , maria de muitas dores e poucas alegrias numa profissão que continua emprego , embora seja arte."{Maria Stella Libânio Christo em seu livro 'Fogão de Lenha' , 1977 }.


quarta-feira, 27 de abril de 2011

DOCE DE MAMÂO ESPELHO



Oi, gente...! Sabe, tenho um amigo que quando percebe pessoas recordando tempos antigos...diz assim :" Hummm, que cheiro de naftalina !"...Rsrs. Pois esse 'cheiro' vai pairar por aqui hoje...Essa receita de Doce de Mamão Espelho...me traz muitas  recordações...Era criança e minha mãe fazia sempre...Depois o tempo foi passando e esse tipo de sobremesa foi quase esquecida...É que chegava a vez de doces mais elaborados com o aparecimento do leite condensado, creme de leite...surgindo assim as mousses...tortas...pavês... muito mais sofisticados...E...nós também como tantos, aderimos a esses novos sabores.Percebo, no entanto, um desejo de voltar às origens, isto é, eu particularmente sinto a necessidade de comer doces de frutas...de laranja e figos em calda, arroz doce..doce de batatas, abóboras...enfim, doces de tempos passados,  sempre acompanhados de um bom queijo mineiro...Portanto, tenho razões de sobra para fazer esse doce de mamão,  tão gostoso, com sabor de infância e memória de infância...E, como andei pesquisando na net,  há um bom número de pessoas com saudades dele também...Pois é...as coisas vém e vão...como tudo na vida...Vamos à receita..?



Ingredientes :

  1. 1 mamão verde de tamanho médio
  2. 1 colher(chá) de bicabornato 
  3. 500g de açúcar cristal
  4. cravos, canela em rama
Preparo :

Riscar o mamão todo afim de escorrer o leite.Lavar bem, descascá-lo e  cortar  no sentido do comprimento, pela metade e retirar as sementes.Dessas metades cortar novamente em gomos, como se corta um melão...e, em cada pedaço ir cortando, não no sentido do comprimento...e sim da parte estreita...as fotos ilustam bem...Essa era a maneira que minha mãe cortava...pequenas lascas.A seguir, deixar de molho com o bicabornato, por uns minutos.O bicabornato tem a função de firmar um pouco as lascas do mamão enquanto cozinha.
Enquanto isso a calda já está sendo feita, e no momento certo colocar o mamão cortado, até macios, parecendo pequenos espelhos...Parece ser um doce de 'mineirim'...saboreados com queijo tipo Minas...'Tudibom'...Quer melhor sobremesa?!!






Doce de Mamão Espelho com Mamão mais amarelo...

Meu sobrinho me trouxe do sítio outro mamão, dessa vez mais amarelinho...e, lembrei que era dessa cor, mais amarela, que eu gostava...e gosto ainda, razão pela qual resolvi fazer outro doce...! É um mamão ainda verde também, só que um pouco mais maduro...mais amarelo...A receita é a mesma...e, percebe, eu cortei em 'lascas' mais grossas e, tirei mais fotos para você ver a diferença, entre o verdinho, de cima e este mais amarelo...De qualquer forma esse doce é muito gostoso...mais verde...ou mais amarelo...não importa!...





Essa taça abaixo é ainda da primeira receita que fiz...mais verdinho e não menos gostoso...afinal...quem importa se é ou não... mais ou menos verde...


 Vocês me desculpem, mas, eu vou me retirando para comer 'de joelhos'...'rezando'... 
dessa taça de Doce de Mamão Espelho, que fiz com o maior carinho para vocês e...para mim também...Me dão licença?! Vou buscar correndo um 'queijim' pra comer junto...Beijosss.


QUE FRIOZINHO... BANANAS QUENTINHAS.....





Que friozinho, benfasejo, diga-se de passagem...após um calorão de outono...Haja saúde para aguentar essas mudanças climáticas...Mas, é um prenúncio do inverno, que está ' mostrando suas manguinhas de fora'.       E nada melhor nesse 'invernico' que buscarmos algo quentinho para comermos...Que tal essa bananinha, que foi ao forno, depois de receber pinceladas de manteiga derretida, somadas ao açúcar cristal com raspas de limão,  envolvidas em papel manteiga, formando um pacotinho...heinnnnn!!??Gente!!!...não é tudo de bom.!?
Doce banana...É a fruta que nasceu para virar sobremesa. Assada, perfumada com licor...Frita, coberta com creme...ou congelada até virar uma espécie de sorvete...Quantas opções ela oferece...Vamos à receitinha ?!!

  • 4 porcões
     Ingredientes :


4 bananas nanicas, médias, maduras e firmes
1 colher (sopa) de manteiga derretida ( pode-se usar margarina)
2 colheres ( sopa ) de açúcar cristal
1 colher ( sopa ) de raspas de limão
4 colheres (sopa ) de licor de laranja ou suco de laranjas
Creme de leite de caixinha ou lata, bem gelado, batido em chantilly

Preparo

Preaqueça o forno a 180 C. Descasque as bananas e corte ao meio.
Pincele as bananas com a manteiga derretioda e passe no açúcar misturado com a raspas de limão.
Corte 4 quadrados grandes de papel manteiga ou alumínio.Coloque 2 pedaços de banana lado a lado no centro de cada quadrado e embrulhe, formando 4 pacotinhos.
Coloque numa assadeira e leve ao forno por cerca de 15 minutos.
Retire os pacotinhos do forno, vá abrindo e distribuindo em pratos individuais.
Regue cada uma com 1 colher de licor de laranja ou suco de laranja e acompanhe com uma boa porção de creme chantilly. Sirva imediatamente.

DICA : Você pode variar, usando canela em pó na banana no momento que vai ao forno...e alguns pedacinhos de nozes ou xerém, castanha de caju triturada, ao abrir os pacotinhos, para dar uma nova textura...crocância...daí sua criatividade entra em ação!...


Essa sobremesa deve ser servida quente...aproveitando esse friozinho gostoso, para nos aquecer...É muito fácil de fazer, a banana é uma fruta nossa, abundante, fácil de encontrar e muito versátil...Faça....e, se aqueça nesse inverno!!!...beijosss.




Panela Panelinha Panelão: TORTA MOUSSE DE CHOCOLATE E MARACUJÁ !!!...

Panela Panelinha Panelão: TORTA MOUSSE DE CHOCOLATE E MARACUJÁ !!!...: "FELIZ PÁSCOA!!!...Em toda essa semana que estamos vivendo, a celebração dos cristãos em torno da morte e ressurreição de Cristo e..."
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...