"À mulher brasileira que teve no fogão um companheiro de vida : mamães brancas , pretas velhas , escravas , titias gordas , empregadas domésticas , donas-de-casa , maria de muitas dores e poucas alegrias numa profissão que continua emprego , embora seja arte."{Maria Stella Libânio Christo em seu livro 'Fogão de Lenha' , 1977 }.


segunda-feira, 11 de abril de 2011

SALADA COM FEIJÂO-FAVA TEMPERADO E.. TOMATES, CEBOLA...







Olá...Dando uma pesquisada básica na net ( site: Alimentação Natural é Saúde), fico sabendo que as leguminosas são os grãos produzidos em vagens: feijões, lentilhas, grão-de-bico, soja, ervilha, fava e amendoim.Essas vagens, quando verdes, frescas, são consideradas uma hortaliça, e depois de seca é uma leguminosa...Também conhecida como feijão-fava e como toda leguminosa é fonte de proteínas vegetais, e apresenta em sua composição fibras, vitaminas do complexo B,  minerais como potássio, fósforo, magnésio, zinco, ferro, cálcio e pouca quantidade de colesterol e sódio.Tudo bem até aí...um pouco de informação é sempre benvinda...Mas, vamos ao que interessa de fato...nossa receita!...Ela é simples, porém gostosa...afinal, tudo o que é bem temperado é gostoso...O amor...o capricho, são pontos essenciais...indispensáveis para que uma receita tenha sucesso...Ingredientes :


Ingredientes :


300g de feijão-fava
folhas de louro a gosto
azeite ou óleo
alhos socados, a gosto
Tempero caseiro com sal grosso, alecrim, coentro, cominho
 cheiro-verde
folhas de acelga
alface americana rasgada
2 cebolas cortadas em rodelas grossas
2 tomates fatiados
tomates cereja, a gosto
azeitonas a gosto


Preparo :


Lavar o feijão-fava e deixar de molho por 4h aproximadamente.Como nunca havia feito, preferi coser em panela comum com as folhas de louro até macios, sem, contudo desmanchá-los quase 'al dente'.Escorrer. Numa panela, o azeite, o alho a dourar... acrescentei também um tempero caseiro, muito cheiroso e saboroso de um amigo que faz como hobby e distribui aos mais íntimos... Hummmm!!!!. Junte a fava, dando uma rápida refogada, para absorver os aromas, acerte o sal e logo tirar do fogo.Levar à geladeira.
Lavar bem as folhas de acelga e alface, higienizando-as.Lavar bem os tomates, fatiando-os.Cebolas cortadas e demais ingredientes.Tudo pronto...é hora de compor o prato, e isso você já sabe fazer...criando, colorindo... não se esqueça de espalhar por cima, cheiro verde picadinho e uma regada generosa de azeite.À parte numa molheira o tempero: bastante azeite, aceto balsâmico,sal, aquele tempero divino...
 cheiro-verde, para o tempero dos tomates, cebolas, folhas e demais ítens, menos a fava que já está temperada.



OBS : Nunca havia feito em minha casa essa leguminosa...mas, já havia comido em restaurantes e havia gostado muito, razão pela qual, agora tive a oportunidade de fazê-la e postar para vocês...Espero que gostem o tanto que gostei...e, porque não...fazê-la para o seu almoço...Beijossss.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...