"À mulher brasileira que teve no fogão um companheiro de vida : mamães brancas , pretas velhas , escravas , titias gordas , empregadas domésticas , donas-de-casa , maria de muitas dores e poucas alegrias numa profissão que continua emprego , embora seja arte."{Maria Stella Libânio Christo em seu livro 'Fogão de Lenha' , 1977 }.


quarta-feira, 27 de abril de 2011

DOCE DE MAMÂO ESPELHO



Oi, gente...! Sabe, tenho um amigo que quando percebe pessoas recordando tempos antigos...diz assim :" Hummm, que cheiro de naftalina !"...Rsrs. Pois esse 'cheiro' vai pairar por aqui hoje...Essa receita de Doce de Mamão Espelho...me traz muitas  recordações...Era criança e minha mãe fazia sempre...Depois o tempo foi passando e esse tipo de sobremesa foi quase esquecida...É que chegava a vez de doces mais elaborados com o aparecimento do leite condensado, creme de leite...surgindo assim as mousses...tortas...pavês... muito mais sofisticados...E...nós também como tantos, aderimos a esses novos sabores.Percebo, no entanto, um desejo de voltar às origens, isto é, eu particularmente sinto a necessidade de comer doces de frutas...de laranja e figos em calda, arroz doce..doce de batatas, abóboras...enfim, doces de tempos passados,  sempre acompanhados de um bom queijo mineiro...Portanto, tenho razões de sobra para fazer esse doce de mamão,  tão gostoso, com sabor de infância e memória de infância...E, como andei pesquisando na net,  há um bom número de pessoas com saudades dele também...Pois é...as coisas vém e vão...como tudo na vida...Vamos à receita..?



Ingredientes :

  1. 1 mamão verde de tamanho médio
  2. 1 colher(chá) de bicabornato 
  3. 500g de açúcar cristal
  4. cravos, canela em rama
Preparo :

Riscar o mamão todo afim de escorrer o leite.Lavar bem, descascá-lo e  cortar  no sentido do comprimento, pela metade e retirar as sementes.Dessas metades cortar novamente em gomos, como se corta um melão...e, em cada pedaço ir cortando, não no sentido do comprimento...e sim da parte estreita...as fotos ilustam bem...Essa era a maneira que minha mãe cortava...pequenas lascas.A seguir, deixar de molho com o bicabornato, por uns minutos.O bicabornato tem a função de firmar um pouco as lascas do mamão enquanto cozinha.
Enquanto isso a calda já está sendo feita, e no momento certo colocar o mamão cortado, até macios, parecendo pequenos espelhos...Parece ser um doce de 'mineirim'...saboreados com queijo tipo Minas...'Tudibom'...Quer melhor sobremesa?!!






Doce de Mamão Espelho com Mamão mais amarelo...

Meu sobrinho me trouxe do sítio outro mamão, dessa vez mais amarelinho...e, lembrei que era dessa cor, mais amarela, que eu gostava...e gosto ainda, razão pela qual resolvi fazer outro doce...! É um mamão ainda verde também, só que um pouco mais maduro...mais amarelo...A receita é a mesma...e, percebe, eu cortei em 'lascas' mais grossas e, tirei mais fotos para você ver a diferença, entre o verdinho, de cima e este mais amarelo...De qualquer forma esse doce é muito gostoso...mais verde...ou mais amarelo...não importa!...





Essa taça abaixo é ainda da primeira receita que fiz...mais verdinho e não menos gostoso...afinal...quem importa se é ou não... mais ou menos verde...


 Vocês me desculpem, mas, eu vou me retirando para comer 'de joelhos'...'rezando'... 
dessa taça de Doce de Mamão Espelho, que fiz com o maior carinho para vocês e...para mim também...Me dão licença?! Vou buscar correndo um 'queijim' pra comer junto...Beijosss.


7 comentários:

  1. Fazemos muito esse doce. Minha mãe faz muito. Também o chamamos de doce de espelho. Amanhã vou fazer um. Estou aproveitando um mamão que caiu do pé. Já está cortado na geladeira esperando pra por na calda. Por acaso encontrei o seu blog.
    Sou de Minas Gerais. Esse doce é antigo por aqui. As coisas vão se perdendo no tempo, mas não podemos deixar que as boas desapareçam.
    Um abraço.
    Geraldo Márcio (gmarciobh@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
  2. obrigada por resgatar esse doce divino, minha mãezinha fazia uma delícia. Nasceu no meu jardim um pé lindo, esta carregadinho, tirei umbem grande e vou fazer....bj

    ResponderExcluir
  3. Preparei Hj o mamão amanha vou fazer estou c saudades de relembrar o tempo de minha mãezinha.

    ResponderExcluir
  4. É uma delícia lembro -me com saudades dos velhos tempos da mãezinha.....😔

    ResponderExcluir
  5. muito bom parabéns vou fazer fiz esses dias de pedaços agora vou fazer esse.Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  6. Minha saudade me fez voltar a esse blog que durou de 2010 a 2012....apenas 2 anos.. e eu me dediquei muito a esse cantinho... volto hj dia 10 de Abril de 2024...são 14 anos desde q o iniciei...!Agradeço a essas pessoas q aqui vieram bem depois.. e eu nem estava sabendo... fico feliz por ver meu blog ainda sendo procurado , passado todos esses anos...!! voltem sempre !!!

    ResponderExcluir
  7. Agora vi q aparedeu como ANÔNIMO...sendo qur eu sou a autora desse blog... meu nome e Vera Ribeiro Dotto e vez por outra venho aqui ver algum receita... ou simplesmente ler meus textos...! Até mais si Deus quiser !!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...