"À mulher brasileira que teve no fogão um companheiro de vida : mamães brancas , pretas velhas , escravas , titias gordas , empregadas domésticas , donas-de-casa , maria de muitas dores e poucas alegrias numa profissão que continua emprego , embora seja arte."{Maria Stella Libânio Christo em seu livro 'Fogão de Lenha' , 1977 }.


segunda-feira, 28 de março de 2011

SALADÂO DE OUTONO




Olá! Já estamos no outono  mas, o calor voltou com tudo...Estávamos há dias em um clima ameno, gostoso,  e...pensei até que os dias do verão que findou, tinham acabado!...que nada!... Mas, então,  por conta disso resolvi  fazer uma salada que ainda não tinha feito...e...saladas são a primeira coisa que eu penso nesses
momentos...Humm!!!! E como dizia uma amiga, quando íamos à feira em Bauru e...imperava aquele verde, fresco das folhas..as cores variadas...tomates, rabanetes...Ela, então dizia : ' me dá água na boca só em olhar...' Naquele tempo, eu ainda não tinha aprendido a gostar de verduras, e...estranhei aquele comentário...Pensei...'como dar água na boca esses 'matos' todos...!? rsss.Era assim que eu via as verduras..."matos"...e,  não conseguia entender!...E,  foi daquele primeiro espanto que,  aos poucos, fazendo sempre feiras e vendo hortas lindas aqui em Piratininga, passei a gostar de verduras...Hoje, ao fazer esse saladão, também posso dizer...'me dá água na boca só em lidar com folhas verdes...'
O saladão de outono é composto das seguintes verduras...alface, rúcula, essas não faltam em casa... repolho roxo e branco, picados bem fininhos,  salsinha, cebolinha...As frutas...cubos de manga, carambola em fatias, tomates cereja, tomates italianos fatiados...Gostei muito do sabor da carambola, super doce, deu um toque diferente daquelas que já usávamos..Tudo isso acompanhado de um molho, servido à parte numa molheira antiga de minha mãe, composto por mel, mostarda, azeite, sal, aceto balsâmico e ervas desidratadas...o que eu tinha em casa,  eu coloquei...ficou saborosa e refrescante ... 
Façam e se deliciem...comendo 'com os olhos ' também...                                             


 
...não faltaram o 'croutons', cubinhos de pães temperados e assados e que conferem aquela crocância
às saladas... esses eu coloquei depois de tirar as fotos...Puro esquecimento...Beijosss.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...