"À mulher brasileira que teve no fogão um companheiro de vida : mamães brancas , pretas velhas , escravas , titias gordas , empregadas domésticas , donas-de-casa , maria de muitas dores e poucas alegrias numa profissão que continua emprego , embora seja arte."{Maria Stella Libânio Christo em seu livro 'Fogão de Lenha' , 1977 }.


terça-feira, 13 de março de 2012

Arroz com Lentilhas ! ( Mijadra)


Olá ! Como já escrevi em postagens passadas quando o assunto é cozinha árabe, não me canso de repetir,  esses pratos me remetem às influências árabes que recebi no contato com amigas, filhas de libaneses, aqui mesmo em Piratininga...isso há muitos anos, quando tinha meus 14 anos e já me interessava por tudo que se relacionava à cozinha e...mais precisamente comidas árabes...seus cheiros e sabores tão diferentes dos nossos !... a canela, o cravo, pimenta do reino (na verdade, alguns componentes da pimenta síria ) hortelã e ervas variadas...Esse arroz com lentilhas (mijadra), também faz parte desse meu imaginário gastronômico que vivenciei e apreciei muito...Mas nesse caso, após rever um livro de receitas "Segredinhos da Vovó ' daqui de Piratininga mesmo, (ver reportagem interessante sobre esse livro, na postagem Uma Torta dos Deuses !...de Coco Queimado !...bem no finzinho, com o título, O LIVRO...SEGREDINHOS DA VOVÓ...(1980) ...AQUI, onde essa receita está inserida por uma pessoa ligada à essa comunidade libanesa...Pois então, pesquisei lá , mas não deixei de ler outras receitas aqui na net, principalmente de um dono de restaurante libanês em S. Paulo, o Samir Moisés, grande conhecedor dessa culinária e após tantas opiniões diferentes sobre como preparar esse prato, resolvi fazer um 'mix' delas...Coloquei muito mais cebolas que a receita normalmente pedia (cortei em cortes diferentes, primeiro em rodelas finas, depois em comprido, mais grossas), pois me lembrei que há muito, quando eu própria fiz, sentia que logo acabavam as cebolas, o ingrediente que mais tempera essa receita...e eu amoooo cebolas !!! então, dobrei ou redobrei a quantidade delas...e coloquei como guarnição...e a cor escura desse prato se deve à quantidade de cebolas que coloquei junto ao arroz e as lentilhas para cozinhar...Se gostar de um arroz com lentilhas mais clarinho, use menos quantidade da cebola escura já pronta, deixando a outra porção para decorar...ficam uns fiozinhos de cebolas, quando se corta em rodelas e finas como fiz da primeira vez, mas a receita pede isso.Depois a seu gosto, corte de outra forma, em comprido como alguns sugerem, enfim a receita é sua e você faz como quer...E chega de tanta conversa que o 'silêncio é de ouro'...rssss...Receita...                        

Ingredientes
1/2xícaras (chá) de arroz
1/2 xícaras (chá) de lentilhas
4 cebolas médias cortadas em rodelas finas, usando um cortador de legumes
2 dentes de alho amassados
sal, pimenta síria, óleo, azeite, canela em rama (eu gosto e usei um "rolo" de canela, que era o que eu tinha)
água quente o suficiente para cobrir um pouco mais o arroz e as lentilhas

Guarnição
4 cebolas médias cortadas em comprido (dessa vez mudei o corte e a espessura, mais larga) e frite-as até bem escuras (essa porção não está na receita, portanto se quiser pode omitir)

Preparo
  1. Lavar, escolher e deixar de molho em água fria as lentilhas por 20 minutos.Depois, escorrer e reservar.
  2. Lavar e deixar de molho o arroz enquanto frita as cebolas.Depois escorra e reserve.
  3. Fritar as cebolas em um pouco de óleo+ azeite, por aproximadamente 40 minutos em fogo alto, mexendo sempre.. Ficarão muito escuras (fotos abaixo, veja a cor delas...quase queimadas, mas seu sabor adocicado não terá o gosto queimado!).Reserve.
  4.  Em uma panela com um pouco de azeite, dourar o alho e logo acrescentar as cebolas já douradas, o arroz e as lentilhas, continuando a refogar tudo, enquanto coloca o sal, a pimenta síria, e a canela.Junte água fervente ou quente até cobrir um dedo o arroz e a lentilha.Espere ferver e abaixe o fogo, no mínimo (eu coloco uma chapa de ferro antes da panela, afim de cozer bem devagar...Mas, isso é opcional, pois  o tempo de cozimento de tudo é o tempo que se cozinha um simples arroz.Tampe a panela e deixe  cozendo até a lentilha e o arroz estarem macios...vá experimentando e deixe chegar ao ponto desejado...Caso ache um tanto duros o arroz e a lentilha, acrescente mais um pouquinho de água. Enquanto isso, comece a fritar as demais cebolas que irão decorar o prato...as 4 cebolas restantes...por mais 40 minutos de fritura...( isso é opcional)
Abaixo um passo-a passo bem detalhado...a lentilha de molho e as cebolas cortadas (primeira etapa)
aqui...início do processo de fritar as cebolas, ainda brancas...depois, metade da fritura...20 minutos + ou -...
                           e aqui...as 4 cebolas, reduzidas, ao murcharem e dourarem...40 minutos depois...
   

Misturando tudo...
O refogado de azeite com o alho, as cebolas todas, o arroz e as lentilhas com os temperos todos, sal, pimenta síria e um pau de canela( no meu caso, um rolinho meio grosso) depois, a água quente...panela tampada e fogo baixíssimo, cozinhando bem devagar...

Resta somente agora, enquanto tudo fica pronto, fritar as demais cebolas, que como disse é opcional e se quiser também, não precisa escurecer como eu as deixei...Tudo é questão de gosto...Veja as fotos...
Essas cebolas últimas, guarneci o prato...No alto você pode notar alguns fios de cebola que reservei da primeira fritada...reservei só um pouquinho e o restante refoguei junto com o arroz e lentilhas...Como fazia tempo que não comia mijadra...!!!...até havia esquecido o quão saborosa era...Um resgate gastronômico dos melhores ! Penso agora em fazer com mais frequência...nem todos de casa apreciam o sabor da canela, mesmo que suave, apesar de gostarem dessa culinária...Mas 'EUZONA' ahhhhhhhh !!! comi com gosto !! (acompanha esse prato, assados, grelhados e saladas em geral). E não esqueci de mandar um pouco para meu irmão, em Bauru...que como eu ama a culinária árabe e faz muito bem esfihas abertas, não deixando nadaaaaaa a desejar desses lugares mais famosos onde se vendem esses salgados (e que fique bem claro, não falo não, do Habibs ou..ou..) As esfihas dele já são famosas !!! entre tantos que a comeram...Mas, não somente esfihas são sua especialidade ! prato de outras culinárias também ele 'manda bem'...Muito bom mesmo, ter um irmão que como eu ama cozinhar...! Sempre 'trocamos figurinhas'...e coisas assim fazem muito bem à família como um todo...a reunião à volta de uma bela mesa, comida gostosa...com as pessoas que a gente ama...Tem coisa melhor ???????...beijossssssss....

4 comentários:

  1. Eu não uso albornoz, nem ando de camelo...Mas, se for preciso para deliciar-me com o conteúdo desse prato, prometo deixar o mesmo limpinho. Pronto para repetir uma nova porção!

    ResponderExcluir
  2. Nossa!!!!!!!!!!!!Deu água na boca! Sou fã de comida árabe!
    Vou planejar para um almoço de domingo, em homenagem à minha nora e minha neta, o sangue árabe nas nossas vidas!!!!!!delícia!
    E, não importa, vou repetir: a-do-ro ler seus escritos!
    Beijão
    Linda Maria

    ResponderExcluir
  3. Linda Maria, me descuidei um pouco dos emails e ainda não sabia de seu comentário!...fico feliz quando acerto em receitas com as quais vc 'brinda' os seus...Que 'sogrinha' querida vc deve ser!E vozinha coruja tb !!Tenho lido seus escritos do netinho..na parede... lá no seu blog...!Como é bom ter uma família, não? E, não se importe com a 'rasgação' de saias...Eu também Amoooooo suas palestras !!!!bjossss..Vera.

    ResponderExcluir
  4. Sr ou Sra Anônimo(a),é gratificante ter alguém com senso de humor tão apurado como o seu...compareça sempre e continue a me fazer rir...kkkkkk...seja sempre benvindo(a)!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...