"À mulher brasileira que teve no fogão um companheiro de vida : mamães brancas , pretas velhas , escravas , titias gordas , empregadas domésticas , donas-de-casa , maria de muitas dores e poucas alegrias numa profissão que continua emprego , embora seja arte."{Maria Stella Libânio Christo em seu livro 'Fogão de Lenha' , 1977 }.


sábado, 10 de dezembro de 2011

Bolo de Chocolate com Macadâmias...!!!



Esse bolo de chocolate com noz macadâmia foi o escolhido por mim como o meu bolo de Natal deste ano...!! Amo macadâmia, muito mais que as outras nozes...!!.Tentei fazer um bolo não muito doce, em recheios e ficou uma delícia...E me diverti muito ao decorá-lo usando as técnicas de confeitaria aprendidas numa tarde de curso, no início deste ano, em Bauru, com o chef Eduardo Beltrame, super conhecido e um chef de sucesso da atualidade nessa área...Parecia um ilusionista...um mágico da confeitaria...pois coisas lindas surgiam do nada, como num passe de mágica...E só se ouvia o óhhhhhhhhh!!!!!!!!!!...do auditório... encantadas que ficávamos com essa aula-show..!!!..Saí de lá com um livro deste chef... uma barra de Cobertura Fracionada Sabor chocolate Amargo (Black Premium)  e o encantamento que essa aula me causou.Escolhi esse chocolate amargo por ser bem preto, uma paixão minha...e ele estava à espera do momento certo para usá-lo...E não é que ficou lindão ?...Me entusiasmei tanto relendo o livro comprado dele e imaginando como fazer algo bonito, dia seguinte...(o bolo já pronto e recheado esperando receber a decoração)...E nesse entusiasmo, não é que perdi o sono ?!...Pois é...aconteceu !!! E cá comigo...                     "Que nem eu...só eu mesmo"!!!...kkkkkkkk....!!! Que bobagem, diriam, mas como evitar...!!?!..Afinal uma noite insone só pensando no bolo... Talvez por uma noite apenas, tenha me sentido uma chef confeiteira...kkkkkkkkk...!!! Mas, para evitar nova noite sem dormir...me decidi rapidinho..!!! E mandei bala na decoração, terminando tudo nesse dia...Depois pude dizer..."Enfim...hoje vou dormir bem...o bolo já está prontinho e ficou do jeitinho que imaginei...!"... rsssss...Pensando bem...a felicidade se resume em tão pouco !!!...Vamos à receita...

Faça um bolo de chocolate de sua preferência ou esse que sugiro...

Ingredientes
5 ovos
1 xícara(chá) de margarina
1 1/2 xícaras(chá) de açúcar
1 xícara (chá) de leite
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de chocolate em pó (pode ser achocolatado)
150 g de chocolate meio amargo derretido (pode ser o ao leite)
1 colher (sopa) de fermento em pó

Preparo
Conserve os ovos, o leite e a margarina em temperatura ambiente... (como resolvo sempre fazer bolos em cima da hora, pego uma vasilha com água mais que morna, cuidado pra não coser os ovos...e coloco os ovos dentro, enquanto preparo as outras coisas...a margarina, assim como o leite, levo ao microondas e em poucos segundos deixo-os em temperatura normal).
Separe uma forma redonda de 25 cm de diâmetro, com fundo falso ou não...unte toda ela com margarina e recorte em papel manteiga o fundo dela, untando-o também. Reserve.À parte, peneire a farinha + chocolate em pó + fermento umas 3 vezes, misturando bem.Reserve.Deixe todos os ingredientes medidos ou pesados à sua frente. Derreta o chocolate meio amargo no micro ou em banho- maria.Comece batendo as claras em neve...quando já em picos, acrescente 3 colheres de açúcar da medida total (1 1/2 xícaras) e continue batendo até dissolver o açúcar.Guarde na geladeira enquanto continua a receita.Bata as gemas + margarina + o restante do açúcar até clarear bem essa mistura.Se estiver batendo na batedeira, diminua a velocidade e vá juntando o leite, intercalando com os ingredientes secos, sempre misturando, a seguir o chocolate derretido.Desligue a batedeira e misture as claras em neve, só revolvendo de baixo pra cima, bem devagar, até que tudo se misture.Despeje essa mistura na forma preparada e leve ao forno pré-aquecido a 180 º C por 45 minutos ou fazendo o teste do palito...se sair limpo está assado...Desligue o forno e deixe aí por uns minutos ainda...Retire para uma grade, para ventilar...Só desenforme depois de frio.


Recheio: Brigadeiro Escuro
1 lata/caixa de leite condensado
1/2 caixa de creme de leite (100 g)
3-4 colheres (sopa) de chocolate em pó(ou achocolatado)
1 colher (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de essência de rum (colocada depois de frio)
macadâmias a gosto

Preparo
Misture o leite condensado com o creme de leite. A seguir, peneirados, o chocolate em pó e a farinha de trigo..Mexer bem, homogeneizando tudo, levar ao fogo e  mexendo após a fervura ir apurando até consistência mais mole que o brigadeiro...o suficiente para poder espalhar com facilidade no bolo.Depositar em um  recipiente e colocar filme plástico bem aderente pra não criar película.Levar à geladeira e só colocar a essência na hora de rechear o bolo.


Recheio : Creme branco
1 lata/caixa de leite condensado
1 lata (ou mesma medida) de leite de vaca
1 caixa de creme de leite (200 g)
2 colheres rasas (sopa ) de farinha de trigo
raspas de 1 laranja (só juntar depois de desligar o fogo)
1-2 colheres (sopa) de Cointreau (licor de laranja)
ou 2 colheres (sopa) de essência de laranja (somente acrescentar depois de frio, quando for rechear)
macadâmias a gosto

Preparo
Levar todos os ingredientes ao liquidificador, exceto as raspas de laranja e a essência.Bater bem e numa panela ao fogo, sempre mexendo pra não empelotar, até engrossar.Desligue o fogo e acrescente as raspas, mexendo.Coloque em um recipiente, cubra com filme plástico e leve à geladeira.Só acrescente a essência de laranja na hora de rechear o bolo com o creme já frio...


Calda para umedecer o bolo
leite + açúcar (pouco) + essência de rum

Ganache Escura ou Cobertura ( que pode ser com chocolate meio amargo ou ao leite)
250 g de cobertura fracionada sabor chocolate amargo (black)
200 g de creme de leite

Preparo
Derreter o chocolate no forno microondas em Potência Média a cada 30 segundos, mexendo sempre cada vez, até derreter todo ele.Juntar o creme de leite e misturar bem...ou derreter no banho-maria.Deixar esfriar bem antes de aplicar.

OBS : As Coberturas Fracionadas Sabor Chocolate, são coberturas que usamos sem ser preciso dar o choque térmico ou fazer a temperagem etc...processo mais demorado.Elas representam uma facilidade em seu uso, são coberturas consideradas de boa qualidade também (dependendo da marca) mas quando vêm com o nome Sabor Chocolate...Não São os Verdadeiros Chocolates, mais Puros...mais Saborosos e Nobres...!!! Aprendi isso não faz muito tempo (talvez por não gostar de chocolates e consequentemente  não ter me interessado em saber de suas diferenças).Fiz um curso breve no Senai e queria passar à vocês só esse conceito...porque falar de tipos de chocolates ou sabor chocolate, demandaria muito tempo e não é o caso...Apenas queria fazê-las (os) saber (para os que ainda não sabem) essa diferença...Resumindo...temos 3 tipos de chocolates ou seja... 1º tipo - Chocolate Nobre; 2º tipo- Chocolate Fracionado (Cobertura) Sabor Chocolate... somente esses dois têm as versões: Ao Leite...Meio Amargo...Amargo e Branco.E existe também o 3º tipo- Chocolate Hidrogenado, também Cobertura...fácil de trabalhar, mais barato,  mais seu sabor e textura deixa muito a desejar pois tem sabor de gordura vegetal...São indicados apenas para decorações e coberturas de doces e pães...( consulta no... sitesdereceitas.com )

OBS 2: A Cobertura Fracionada Sabor Chocolate, essa que usei...não é considerada por muitos profissionais da confeitaria como um chocolate de boa qualidade...comparados aos Nobres...Puros...eles não abrem mão da pureza do chocolate verdadeiro...Mas, em contrapartida vemos todos os dias na TV outros profissionais do ramo fazendo uso desses outros... SABOR CHOCOLATE...e os considerando de uma boa qualidade.Deixo aqui, de qualquer modo as opiniões variadas sobre essa tão discutível questão...cabendo à vocês decidirem qual delas usar...

Montagem do Bolo
Corte o bolo em 3 camadas.Escolha um prato bonito e coloque a 1ª parte do bolo.Regue com a calda preparada.No recheio do Brigadeiro Preto coloque a essência de rum e várias macadâmias cortadas ao meio e outras inteiras...e mexa bem Aplique esse recheio,  espalhando bem.Coloque a 2ª parte do bolo, umedeça também e coloque o Creme Branco, acrescido da essência de laranja e mais macadâmias, cortadas ao meio e algumas inteiras espalhando bem.E por fim pegue a 3ª parte do bolo, na parte que vai ficar direta com o recheio e umedeça também.Cubra o bolo com essa parte.Aplique a ganache, ou cobertura sabor chocolate amargo,  começando pelo centro do bolo, espalhando para os lados e alisando sempre cada lado do bolo.Com um garfo apoie na lateral do bolo e vem riscando todo ele, enquanto com a outra mão você vai virando o prato( veja a foto).Se ficar cheio de cobertura o garfo, pare e limpe-o, para depois continuar esse trabalho.Aplique as macadâmias segundo a foto ou faça você mesma sua decoração...Com uma peneira, espalhe chocolate em pó em uma parte do bolo (eu usei cacau em pó).Você pode também usar como decoração um morango ou mais (deixe a parte verde na base dele) fatiado verticalmente e aberto como um leque...São sugestões, mas...se aventure e crie sua própria decoração...

DICA : Ao colocar o recheio e a cada parte do bolo, faça uma ligeira pressão com as mãos, como a fixar bem ela...nos recheios, isso até a 3ª parte ser colocada, sempre fazendo uma leve pressão.
Esse é meu bolo de Natal que ofereço à vocês nessa data tão linda... tão festiva...impregnada de sentimento natalino, de muito amor entre nós...Espero que tenham gostado e que possam fazê-lo nestes dias festivos que estão chegando...Beijossss natalinossssss.....Ho Ho Ho Ho...!!!

Frangão de Festa !!!...e os Perus de antigamente...!!






Pois é...um frango recheado com uma 'farofa', que na verdade nem é farofa...convencionou-se chamar 'farofa' porque ela recheava o papo do peru...de Natal..."há muito tempo atrás..." Mas, na verdade é algo cremoso feito com pão dormido de molho no leite...presunto...etc...Não vou contar agora a receita...!!!...rssss...Eu particularmente gosto bastante dessa 'farofa' molhada e às vezes faço com frango também, como agora...Mas, repetindo...o papo do peru recebia esse recheio e o corpo deles, a farofa convencional com farinha de mandioca, os miúdos, bem temperada com manteiga...cebolas, não faltando a uva-passas e nem  as nozes para dar aquele toque natalino...E como se comia uma vez ao ano...no Natal, de preferência, o peru era tão esperado quanto as leitoas ou demais carnes da época. E a farofa do papo era a mais procurada...!!! Eu mesma preferia essa à outra, mais comum...Mas rememorando velhos tempos, os perus  de antigamente eram mais esguios e menos carnudos, criados soltos sem ração alguma.Eles eram mais magros, de pernas altas, devido serem criados livres, sem nenhuma espécie de ração...Seu peito não lembrava de modo algum os de hoje, rechonchudos, mas o espaço do papo e do corpo deles era bem maior e cabia mais  farofas que os de agora.Em vista disso hoje, recheamos o peru somente com essa "farofa"...Só queria acrescentar que os perus que outrora comíamos eram perus criados em casa mesmo...Minha mãe gostava muito de criações...e assim criávamos galinhas...perus...e esses perus eram na época certa mortos e segundo um ritual dava-se uma dose de pinga que os deixava bêbados (dizia-se também que esse ritual da pinga, deixava a carne do peru mais macia !...)..pobre peru..!!!... para logo depois cortarem seus pescoços..!!...E minha tia, referência minha em coisas gostosas de se comer, era 'fera' em culinária...suas receitas eram passadas de mães para filhas, isso em sucessivas gerações... foi através dela que aprendemos a comer o peru...e feitos com essas duas 'farofas'...Outra coisa interessante em relação aos perus...era que se matavam um dia antes de fazê-los...Daí o ditado..." Só peru morre de véspera..." rssss...realmente depois de mortos e devidamente limpos eram colocados em um latão alto q cabia o dito cujo e a vinha d´álhos Assim passava de um dia para o outro até que retinham o tempero...e começava a preparação seguinte...essa farofa de pão e a outra, mais conhecida...Vamos a ela...?...Receita

Ingredientes
1 frango de aproximadamente 3 k
alho, sal, pimenta do reino, raspas e suco de 3 limões, azeite, mostarda, vinho seco. água só um pouco.
4 fatias de bacon para cobrir o frango no momento de ser enfornado...
manteiga ou margarina para besuntar
palitos
papel alumínio servindo de amarrilho

Farofa de Pão Molhado ou Virado de Pão
Metade de  um pão de forma (umas 7-8 fatias)
1 copo e meio de leite
2 gemas de ovo
200 - 250 g de presunto
1/2 xícara de bacon picadinho
metade de uma cebola ralada ou picada
nosmoscada ralada
cheiro verde picado

Preparo do Frango
Antes de temperar o frango, lave-o bem e esfregue com limão... espete-o com um garfo ou faca ponteaguda fazendo vários cortes para que o tempero penetre...faça os temperos que está acostumada ou siga os temperos sugeridos.Deixe marinando de um dia para o outro.No dia do preparo faça antes a farofa de pão molhado...
Retire as cascas do pão de forma e embeba-as com o leite...Deixe algum tempo e depois com o garfo vá esmigalhando, até se tornar uma pasta..fotos abaixo...Reserve esse pão.

                             Corte as fatias de presunto...separe esses cortes...abrindo as tiras...
     Junte as gemas à pasta de pão, misturando tudo...e a seguir o modo de fazer propriamente dito...
Numa panela o azeite ou óleo a fritar o bacon até que derreta todo...Retire esse bacon frito e deixe somente o azeite.Junte a cebola, dá uma murchada, em seguida junte o presunto...fotos abaixo...

                        Refogue ligeiramente o presunto e acrescente a pasta de pão com gemas...
                 ...misturando tudo e acrescentando o cheiro verde e desligando o fogo...Mudando de recipiente para esperar o momento de rechear o frangão...que pode até ser no dia seguinte já que o frango está temperado...mas que também pode ser no momento seguinte...

Recheando o Frango...
O frango já temperado e foto seguinte os ingredientes que vão no frango, isto é...a pasta de pão...a manteiga para besuntá-lo...as fatias de bacon...e os palitos...para' costurar' as partes...

 
                                         ...besuntando o frango...por dentro e por fora...
                            ...a seguir, colocando o recheio de pão dentro da cavidade do corpo...
                                      ...ainda recheando e depois prendendo com palitos...
                              ...num ato de 'costurar'  afim de que o recheio não saia do lugar...
                           ...tudo fechado..o frango é coberto com as fatias de bacon...fotos abaixo...
o papel alumínio funcionando como amarrilho...para as cochas...e para as asas ficarem unidas...fotos abaixo


...azeite por cima e coberto com alumínio ou papel pardo, daqueles que vêm os pãezinhos..ambos servem
Por 2 h e meia, aproximadamente, o frango ficou no forno, mas antes...uma meia hora, retira-se o papel e deixe dourá-lo... E para ficar com essa cor bonita borrifei um pouco de choio...
Está pronto esse frangão que também poderia se um peru...ou chester...Essa farofa molhada de pão combina bem com aves.Então !...Fiz esse frango pensando num peru ou chester, carnes mais leves e que têm bastante procura juntos às mais gordurosas como o pernil...a leitoa... pratos esses que não fomos muito acostumados...meu pai cuidava de não comermos carne de porco...Só que hoje isso não mais acontece...fazemos também o pernil...e no Ano Novo novas carnes substituirão essas de agora, como o tender, o bacalhau...ainda estamos a pensar no cardápio do Ano Novo...Não sei se notaram que também  fiz a outra farofa...mas essa não deixarei receita...já que a maioria sabe...Hoje queria apresentar a vocês essa 'farofa' molhada que estamos acostumados a comer pelo menos uma vez por ano...Espero que gostem e que ela possa fazer parte de seus livros de receitas...Eu Amoooo...!!!..



Aos novos visitantes Um Feliz Natal...!!!...com amor...paz...nos lembrando sempre de Jesus e o grande significado de sua vinda à terra...   e como disse em outro post...com um olhar atento aos mais necessitados...Ele, com certeza vai ficar muito feliz...!!!!...Beijosss...e bom domingo...!!!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...