"À mulher brasileira que teve no fogão um companheiro de vida : mamães brancas , pretas velhas , escravas , titias gordas , empregadas domésticas , donas-de-casa , maria de muitas dores e poucas alegrias numa profissão que continua emprego , embora seja arte."{Maria Stella Libânio Christo em seu livro 'Fogão de Lenha' , 1977 }.


sábado, 5 de fevereiro de 2011

PÂES...E..MAIS PÂES...!




Pois é...Fazer pão com as próprias mãos é considerado um dos grande prazeres dessa arte, que é cozinhar...Eu concordo plenamente com isso...Adoro fazer pães também! Considero um 'barato', botar a mão na massa. Só que hoje, tal não se deu...Perceberam ? Então, minha gente, esse pão é de máquina !! Mas, porque, me perguntariam, você não fez o pão com suas próprias mãos, como gosta ? Tem uma história aí...sempre tem né ? Seguinte:  minha mãe, falecida já há quase dois anos, quando ainda doente e com 91 anos de idade, queria por que queria uma máquina de fazer pão...E claro, nós compramos...E graças ao bom Deus também, pude fazer muitos pães para ela nessa máquina...E como ela gostava !... Achava uma delícia ! E sempre pedia que fizesse na máquina...E quando o pão estava prestes a dar o sinal de pronto, ele exalava , pela casa toda, aquele cheirinho de pão caseiro...e ela ficava feliz..Também acontecia de eu programar o pão justamente  na hora em que ela acordava...Imagine então, ela levantando e logo a máquina 'apitava', exalando aquele cheirinho bom que só pães feitos na máquina exalam! Eram coisas que eu fazia com o maior prazer, pensando nela...



...passe uma 'manteiguinha'...uma xícara de café
...e, leve, depressinha para sua mãe! Ela vai adorar! 



 OBS: Ah! Esqueci de contar, que fiz esse pão na máquina, porque desde que minha mãe se foi, nunca mais a tinha usado, e, me lembrando dela hoje...me lembrei também do pão, e da máquina...Coisas de filha com saudades da  mãe...



PÂO CASEIRO...



Pães e mais pães!...tenho pensado tanto neles, que estou até a 'respirar' pães...a 'sentir' o cheiro do trigo...da terra...me lembrando aquela canção de Chico Buarque e Milton Nascimento:

...Cio da Terra...

"Debulhar o trigo recolher cada bago do trigo
Forjar no trigo o milagre do pão
E se fartar de pão..."

Uma verdadeira saudação à terra , que produz o trigo, que por sua vez
nos traz o pão...Linda a letra e também a música...      


     Pois é, esse outro pão que agora vou postar para vocês, nada mais é do que o mesmo pão que fiz na máquina...Só que agora vou colocar a mão na massa mesmo, como gosto...ou melhor, vou fazer uma experiência que eu  nunca fiz, pois quero ver como fica a mesma receita da máquina...que faz tudo sozinha, feita a mão...Vamos à receita:

Ingredientes da massa    

1 1/2 copo de água (320ml)
1 1/2 colheres (sopa) de margarina( temperatura ambiente)
3 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sobremesa) de sal
2 colheres (sopa) de açúcar
4 colheres (chá) de leite em pó
4 copos de farinha de trigo especial (240ML)
1 colher (sobremesa) de fermento biológico seco

MODO DE PREPARO

Untar uma forma para pão caseiro com margarina e depois enfarinhá-la.( forma =27 x 10 x 6)
 Peneirar a farinha umas 2 vezes, pelo menos.
Medir todos os ingredientes e colocá-los à sua frente.
Numa vasilha coloque todos os ingredientes secos. Mexa com uma colher de pau e vá juntando a margarina o azeite e a água, aos poucos, sempre mexendo. Vá acrescentando água até ela dar o ponto e a massa ir soltando das mãos.... Não precisa desgrudar totalmente das mãos... ela fica um pouco pegajosa, ainda. Sovar um pouco e colocá-la para crescer dentro da forma já preparada.Espalhar bem e com um faca afiada, fazer pequenos cortes em diagonal (ver foto abaixo).Levar para crescer em ambiente fechado. Pode ser no forno comum, ou microondas, coberta com um plástico, ou um pano. Deixar dobrar de tamanho, para enfornar. Forno pré-aquecido a 200°C. O pão deverá estar assado por 45 minutos, mais ou menos, quando estará com uma cor dourada.

OBS : Você não precisa colocar toda a água, se não necessitar...
 a farinha, absorve  mais ou menos água, dependendo do seu tipo.
  



Antes de ir ao forno, misturei 3 colheres de azeite +
1 colher de quinoa +1 colher de linhaça + uma pitada
de sal e joguei por cima do pão, às colheradas...

Aí está o resultado ! O pão ficou ótimo, igual àquele da máquina...
é mais uma receita de pão... só queria mesmo ver se ficaria  tão bom quanto...
Deu certo ! Provem que irão gostar...



DICA: Aconselho vocês a ter um copo medidor para as receitas que pedem medidas em ML.(líquidos). Esse copo mede até 500ml e é muito útil nesses casos. Beijoss e até mais!!!!!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...