"À mulher brasileira que teve no fogão um companheiro de vida : mamães brancas , pretas velhas , escravas , titias gordas , empregadas domésticas , donas-de-casa , maria de muitas dores e poucas alegrias numa profissão que continua emprego , embora seja arte."{Maria Stella Libânio Christo em seu livro 'Fogão de Lenha' , 1977 }.


quarta-feira, 23 de março de 2011

MOUSSE DE LEITE EM PÓ ! ... MARACUJÁ e ABACAXI...






Olá! Estou na fase das Mousses!...Mousse de Maracujá...Mousse de Abacaxi...a cada dia um novo sabor. Mas, antes de decidir qual  a receita, pois sempre temos algumas preferidas, gostaria de falar um pouco dessa fruta que no Brasil foi batizada pelos índios de... maracujá,  que significa "comida de cuia"- e basta uma olhadinha na fruta para entender o porquê.Os europeus, no entanto, optaram por um nome mais poético...A FRUTA DA PAIXÂO...lindo nome!...e a razão está na flor que dá origem ao fruto. Segundo o livro Frutas, de Gil Felippe, trata-se de uma referência à paixão de Cristo, pois o formato da flor lembra a cruz e os pregos usados na crucificação. Essa  associação foi feita pelos missionários cristãos, que chegaram a enviar exemplares da planta para o papa Paulo V. Mas,  se a flor do maracujá chama a atenção...o fruto não fica atrás !...Sua polpa é fonte de potássiuo, vitamina A, C e do complexo B, além de conter substâncias com leve ação calmante.Na culinária seu sabor forte e aromático  faz dele a estrela de qualquer prato.
E essa estrela vai brilhar ainda mais com a receita que escolhi,  pela sua praticidade, sabor inconfundível... que é a receita que o PANELATERAPIA nos brindou há um tempo já,  mas que continua fazendo o maior sucesso desde sua publicação...é a MOUSSE DE LEITE EM PÓ!...adorável e tão simples de fazer...
Experimente essa mousse, e...tente resistir à paixão...



MOUSSE DE LEITE EM PÓ - Sabor Maracujá

Ingredientes:

2 copos de leite em pó (usei Itambé)
1 e 1/2 copos de água filtrada fria ou gelada
1 envelope de suco de maracujá diet ou não  
(deixe um 2ºenvelope, caso necessite)

Modo de Preparo:

No liquidificador coloque a água, depois o leite em pó e bata até homogeneizar os ingredientes. Com o aparelho ligado despeje o conteúdo do suco e continue batendo...se acaso não der o ponto que é quando o liquidificador quase pára porque a mousse encorpa...acrescente mais um pouco do 2º pacote de suco, mais ou menos 1 colher, rasa.Vai colocando com o liqui/ ligado...e aí o ponto chega. Dou essa dica porque já aconteceu comigo... dependendo da marca do suco de fruta usado,  se faz necessário um pouquinho a mais de outro pacote. Fiz com suco da Nestlé e tive que usar mais um pouco. Parece que com o Tang isso não acontece e basta somente um envelope. É experimentando as marcas que você vai descobrir isso...e, depois você vai querer experimentar vários sabores, desde o simples maracujá, até cupuaçu, jaboticaba, e tantos,  que vira uma mania...um vício, mas, um vício saudável...e, em cada sabor...uma surpresa !...



A mousse de maracujá na própria 'cuia', comida de cuia, significado da palavra maracujá, dada pelos índios.
                                                                                                                                                                                               

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>


MOUSSE DE LEITE EM PÓ - Sabor Abacaxi

Preparo : Siga as instruções acima da MOUSSE DE LEITE EM PÓ, apenas mudando o sabor do suco, que é de abacaxi (usei diet)

Enquanto isso 'saboreie' as fotos...




Coloquei as Mousses em 'recipientes' naturais...'cuias',  do Maracujá, e...casca, do coco,  que abriga a Mousse de Abacaxi...uma vez que coco e abacaxi sempre tiveram um caso de amor antigo! ...com direito a namoro...noivado e casamento...Há quem duvide...?

OBS : Repito o que disse acima, sobre Mousse de Leite em Pó...que vicia... no bom sentido, já que queremos experimentar outros sabores,  desde o simples limão...e,  passando pela graviola...lichia...cupuaçu  e tantos mais...um universo de sabores a explorar...Eu convido vocês a  fazerem essa 'viagem',  em busca desses aromas/sabores que o nosso Brasil  produz,  já que do Oiapoque ao Chui a diversidade de frutas
supera as espectativas...Nossa fauna e flora são abundantes, riquíssimas!...Só por isso temos q concordar que Deus é brasileiro sim...e...vamos ao supermercado, fazer umas 'comprinhas'... Não deixem passar essa oportunidade ! pois agora vocês aprenderam a fazer deliciosas e práticas mousses!!!!!!!  Beijossssssssss.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...